Marcas brincam com rebranding da Jaguar e “mudam” logos
A renovada imagem da marca Jaguar está a dar que falar. Depois de, na semana passada, ter anunciado a “nova era” da empresa de carros de luxo, que está a trabalhar no seu plano estratégico para transformá-la numa marca de luxo exclusiva de carros elétricos, a Internet entrou em polvorosa e nem Elon Musk se coibiu de reagir.
A abordagem incomum no que diz respeito ao rebranding da marca, onde não é feita referência aos produtos que vendem, carros de luxo, deixou a Internet em frenesim e até o CEO da Tesla, Elon Musk, reagiu. Como? Com esta pergunta partilhada num tweet: “Vocês vendem carros?”.
E Musk não foi o único a comentar – e brincar – com a mudança. A transformação visual da Jaguar motivou várias marcas a dar resposta à transformação visual.
A Nothing, marca de tecnologia conhecida por seu design minimalista, brincou com a abordagem da Jaguar não apenas atualizando seu logotipo com uma tipografia correspondente, mas também ao mudar as biografias nas redes sociais para “Copy Jaguar”, uma versão irónica do slogan da Jaguar, “Copy Nothing”.
Já o Aldi, no Reino Unido, comentou o seguinte: “Vocês parecem a nossa equipa legal”. E não foram as únicas marcas a brincar. A Razer anunciou que “seguindo as tendências recentes do setor, também decidimos mudar a marca” e a London North Eastern Railway anunciou o “novo logo”, bem como a Specsavers.
A mudança arriscada dos elementos visuais da marca
Depois do novo logótipo, agora minimalista, e uma campanha em vídeo inovadora, a Internet encheu-se de críticas em relação à nova imagem da marca
Em comunicado, a empresa tinha revelado que o movimento representava uma “nova era”, com a marca “completamente transformada a partir da filosofia ‘Copy Nothing’”.
Os detalhes do reposicionamento serão apresentados no dia 2 de dezembro, durante a Miami Art Week, mas já muito dão que falar.
“A Jaguar tem suas raízes na originalidade. O nosso fundador acreditava que ‘um Jaguar não deveria ser cópia de nada’. A nossa visão para a Jaguar hoje é guiada por essa filosofia. A nova Jaguar é construída ao redor do modernismo exuberante. É criativa, ousada e artística em cada ponto de contato. É única e destemida”, afirmou Gerry McGovern, CCO da Jaguar.
Em entrevista à Forbes Brasil, Camila Yu Mateus, diretora de marketing da JLR Brasil, responsável pelas marcas Range Rover, Defender, Discovery e Jaguar, explica que “Copy Nothing é uma premissa estabelecida pelo fundador” que defendia que, ao criar a marca, “tanto ela quanto seus carros deveriam ser únicos e inigualáveis”.
Camila Yu detalhou ainda que “o reposicionamento da marca é um movimento inédito e sofisticado que tem sido estruturado desde o surgimento da estratégia Reimagine, há três anos”, altura em que se começou a “analisar individualmente cada uma das marcas que hoje integram a JLR, criando personalidades, contextos e universos próprios para cada uma delas”.