Marcação de rastreios ao cancro da mama chega ao Whatsapp
A Joaquim Chaves Saúde criou uma linha directa, no Whatsapp, para a marcação de rastreios ao cancro da mama. Esta linha conta com o apoio de profissionais do Grupo, que agilizam o processo de marcação do rastreio, através de uma prescrição directa do médico para a realização de ecografia mamária e mamografia, sem necessidade de consulta prévia.
Francisco Paralta Branco, coordenador da Oncologia Médica do Grupo, explica que «o objectivo é facilitar o acesso ao rastreio, incluindo mulheres a partir dos 40 anos, que actualmente não entram no Programa de Rastreio de Cancro da Mama». E acrescenta: «Sabemos que o cancro da mama afecta muitas mulheres com idades inferiores a 50 anos e é fundamental um diagnóstico precoce para aumentarmos as possibilidades de cura.»
Os rastreios irão decorrer nas Clínicas de Miraflores, Cascais e Sintra e na Clínica Cirúrgica de Carcavelos. As marcações dos rastreios são feitas através da leitura do QR Code, disponível nos vários materiais da campanha, que direcciona para a linha do WhatsApp, onde um profissional estará em contacto com todas as pessoas que cheguem por esta via.
A linha directa, no Whatsapp, surge no âmbito do lançamento da campanha “Consigo na luta contra o cancro da mama”. O conceito desenvolvido pela Fullsix, utiliza médicos reais de diversas áreas do Grupo Joaquim Chaves Saúde, que, com a cara pintada, dão corpo e voz à campanha mostrando a proximidade e acompanhamento com os clientes, desde o diagnóstico ao tratamento.
O lançamento deste serviço foi o pretexto para conversarmos com Miguel Vieira Marques, director de Marketing da Joaquim Chaves Saúde. Acompanhe a conversa.
Que investimento foi necessário fazer em meios humanos e técnicos para assegurar uma atempada resposta aos contactos via Whatsapp?
A criação desta linha de atendimento no Whatsapp contou o apoio de parceiros para o setup desta via de comunicação e exigiu um modelo de organização criteriosa dos nossos recursos humanos, onde contamos com o apoio da estrutura de gestão do doente oncológico, em articulação com o nosso departamento de Serviço ao Cliente, sempre que essa necessidade se verifique.
Numa altura em que muitas críticas são apontadas ao SNS, qual a importância de players como a Joaquim Chaves no acompanhamento dos doentes?
O Serviço Nacional de Saúde é fundamental para todos os portugueses, mas acreditamos numa lógica de complementaridade entre o público e privado. A Joaquim Chaves Saúde tem vindo a trabalhar para desenvolver serviços de elevada qualidade que possam dar resposta às principais necessidades dos portugueses. Estamos a reforçar a nossa aposta na área de Oncologia, onde já existe uma história de parceria com o Serviço Nacional Saúde para a Radioterapia, com o lançamento do Centro Oncológico da Mama. Este Centro conta com uma estrutura humana especializada e dedicada ao acompanhamento 360.º do doente oncológico, desde o diagnóstico ao tratamento e passando, ainda, pelo seguimento.
Quais os principais momentos de comunicação que tiveram este ano? Associados a que patologias?
A inauguração da Clínica Cirúrgica de Carcavelos foi um dos momentos-chave do ano 2022. Desenvolvemos uma campanha de comunicação muito forte em offline e online, onde ficou reflectida a nossa entrada na área da cirurgia, que foi um marco para a Joaquim Chaves Saúde. Para além deste momento, temos trabalhado em várias campanhas, como foi o caso das áreas de Medicina Geral e Familiar e Ortopedia, com o principal foco de dar visibilidade às nossas clínicas médicas. Lançámos, ainda, a nossa landing page para o Joaquim Chaves Fitness, onde chegámos às pessoas através de uma campanha muito expressiva no digital.
Sabemos que as análises clínicas são o nosso cartão-de-visita, mas é importante que as pessoas saibam que a nossa estrutura vai muito além disso e é, exactamente, nesta direcção que tem ido o nosso esforço de comunicação. Queremos que as pessoas saibam que a Joaquim Chaves Saúde apresenta soluções globais, desde a prevenção ao tratamento, através da sua actuação em quatro áreas distintas: Laboratórios, Clínicas Médicas, Oncologia e Fitness.