Marca portuguesa Oiôba cria fatos de banho a partir de plástico do mar
Nascida no Porto e de olhos postos na praia, a Oiôba decidiu rumar ao mar para encontrar a matéria-prima da sua nova colecção. Não, a marca portuguesa de swimwear e activewear não descobriu uma forma de transformar algas ou peixes em tecido. Em vez disso, aposta na utilização de resíduos plásticos que poluem as águas.
Assim nasce “Liberta”, uma colecção de batos de banho e biquínis sustentáveis que resulta também da colaboração com oito criativas portuguesas e latino-americanas: Ana Types, Bruna Yona, Elleonor, Eva Halfers, Fefe Talavera, Fernanda Pompermayer, Inês Pinto e Mafalda Nunes foram convidadas a desenhar os padrões que fazem parte das novas propostas. Há várias cores, formas geométricas, elementos orgânicos, animal print, plantas e frutas, entre outros.
«A sustentabilidade faz parte da nossa génese e sempre usámos apenas materiais sustentáveis ou reciclados, mas, com a colecção Liberta, quisemos ir ainda mais longe e chamar à atenção para um problema que é de todos: a poluição nos mares e oceanos. Esta é uma colecção pensada para a mulher livre, espontânea, descomplexada e feliz – daí o nome, Liberta -, mas também para a mulher que se preocupa com o meio ambiente e que quer fazer a diferença», explica Pedro Sousa, co-fundador e director criativo da Oiôba.