Marca portuguesa Luca cria biquínis para mulheres reais
Normalizar corpos reais, dobras, celulite, estrias e cicatrizes é o objectivo da Luca, nova marca portuguesa de roupa de banho que assume como lema a ideia de que “um corpo bonito é aquele em que te sentes confortável”. Para materializar este conceito, a fundadora Catarina Rocha propõe peças que celebram todos os tipos de corpos ao serem flexíveis e ajustáveis – tanto a um peito mais pequeno como a uma anca mais larga, por exemplo.
A primeira colecção, designada “Saudade”, é composta por quatro partes de cima, quatro partes de baixo e três fatos de banho, sendo que todas as peças podem ser conjugadas e misturadas com base nos gostos e necessidades de cada pessoa. Quanto à paleta de tons escolhidos, encontram-se cores como laranja, champanhe, azul-marinho, framboesa, verde seco ou bronze.
«Durante anos, acumulei a frustração de ver um biquíni bonito ou fato de banho num manequim ou catálogo e nunca sentir que assentava no meu corpo quando os experimentava. Isso acabou por desenvolver em mim alguns episódios de baixa auto-estima e até algumas resistências em ir à praia com amigos. Este tipo de pensamentos pode ser absolutamente devastador e criar inseguranças irreversíveis, sobretudo em idades mais permeáveis à ditadura da imagem», conta Catarina Rocha.
Foi este o ponto de partida para a Luca que, além dos próprios biquínis, também aposta numa comunicação e escolha de modelos para a campanha de divulgação que reflectem o espírito da marca.
«Há um lado muito pessoal neste projeto que quis partilhar com outras mulheres. Quero que a Luca seja capaz de falar com todos e que transmita valores que, para mim, são fundamentais – amor, aceitação, superação e boas memórias.»