Marca Portugal é a 50.ª mais valiosa do mundo
A marca Portugal figura no 50.º lugar do ranking dos países com as marcas mais valiosas do mundo, segundo o estudo BrandFinance Nation Brands. O País subiu uma posição face a 2013.
A marca nacional foi avaliada em cerca de 92 mil milhões de euros em 2014, o que configura uma subida de 25% do valor de marca em relação ao ano anterior, de 74 mil milhões de euros em 2013. Portugal manteve o rating do ano passado, de “A+”, “sendo por isso considerada uma marca forte”, explica a BrandFinance em comunicado. Atrás de Portugal ficaram países como a Hungria, Ucrânia, Luxemburgo, Grécia e Jordânia.
Esta subida deve-se às melhores perspectivas relativas à evolução da economia portuguesa e ao turismo, “que voltou a registar um bom desempenho, vindo paulatinamente a conseguir comandar um price premium superior, em particular na hotelaria”, segundo o responsável pelo estudo João Baluarte, partner ibérico da consultora Brand Finance, em comunicado.
Os Estados Unidos continuam a ser a nação mais valiosa, com um crescimento de 7% e com um valor de marca superior à soma dos cinco melhores países seguintes: China, Alemanha, Reino Unido, Japão e Canadá.
O Qatar e Bangladesh foram as marcas que mais valorizaram em em 2014, com crescimentos superiores a 39%, ao passo que a Ucrânia foi a nação que mais caiu, passando do 45.º para o 53.º lugar.
O relatório sobre as marcas e países apresenta uma análise do impacto que a reputação e a imagem de um país têm sobre os consumidores e investidores estrangeiros.
O estudo ‘BrandFinance ® Nation Brands’ é elaborado anualmente pela Brand Finance, empresa de consultoria de avaliação e valorização de marcas e estratégia.