Marca de grelhadores que Rui Unas usa já tem espaço próprio em Portugal
A Weber, marca norte-americana de grelhadores premium, abriu a sua primeira loja em Portugal. A marca pretende que o espaço, localizado na Maia e denominado de Weber Store Porto, seja o ponto de partida luso numa estratégia que inclui a Grill Academy, iniciativa que irá oferecer experiências de cozinha, a clientes e interessados em gastronomia.
A Weber existe em Portugal há mais de 20 anos, fruto da colaboração com o Grupo Vicentes, empresa familiar da Maia que comercializa a marca. E foi num dos edifícios deste parceiro que a Weber implementou a sua primeira loja premium. «A gastronomia de grelhadores tem muitíssimo a acrescentar, e contribuir, para o estilo de vida de países como Portugal. O nosso parceiro conhece bem a marca e os nossos valores, é um dos mais fiéis e entusiastas da marca, pelo que a decisão de abrir a loja na Maia foi um passo natural», explica Iván Martínez Esteve, Country manager Sales da Weber Ibérica. O responsável salienta que se trata de uma loja «altamente especializada», na qual a inovação e qualidade dos produtos será um dos principais focos. «Vítor Vicente é representante da Weber em Portugal há mais de duas décadas, conhece bem a marca e os nossos valores, pelo que a decisão de abrir a loja no primeiro piso das suas instalações foi um passo natural. Isto representa um importante investimento económico e, sobretudo, de tempo e dedicação, na criação deste ponto de venda e de todo o universo Weber nele presente», sublinha Iván Martínez Esteve.
Vítor Vicente, administrador do Grupo Vicentes, acrescenta que «esta loja significa a concretização de um sonho» que há muito ansiava. «É um privilégio participar na implementação daquela que é a primeira Weber Store em Portugal e Grill Academy, na qual os clientes vão encontrar uma gama mais completa de produtos, serviços e atendimento personalizado premium.» O serviço de atendimento ao cliente na Weber Store Porto é assegurado pela equipa de colaboradores do Grupo Vicentes Representações.
A par desta loja, entre clientes tradicionais, bricolage, jardim e algumas cadeias de grande distribuição, a marca pode ser encontrada em mais de 150 estabelecimentos em todo o País, vendendo, por ano, cerca de 10 mil grelhadores. Os produtos prioritários em Portugal são os grelhadores de gás e carvão. «Prevemos uma melhoria nas vendas devido a uma maior penetração em diferentes canais. O mercado ibérico e, em geral, todos os países do Sul da Europa, têm um amplo campo de desenvolvimento, podendo aproximar-se rapidamente das vendas registadas no Centro e Norte da Europa. Por causa do clima e perfil do consumidor, acreditamos que Portugal pode ser um dos maiores mercados do Sul da Europa», comenta Iván Martínez Esteve.
A marca sempre valorizou o mercado B2B e continuará a fazê-lo já que é nas lojas que acredita que se pode transmitir a mensagem e a essência da Weber. «Investimos constantemente em ajudar a melhorar a exposição nos nossos clientes que são nossos parceiros de negócio. Por exemplo, e já este ano, pusemos ao alcance dos nossos clientes premium, mobiliário da mais alta qualidade. Apostamos ainda na formação dos trabalhadores das lojas, através dos Weber Campus. Trabalhamos com total afinco de modo a obtermos a excelência no atendimento ao consumidor de modo a que este tenha a melhor experiência de compra.»
E nem a crise económica faz esmorecer o optimismo do responsável da marca: «O Covid demonstrou que a adversidade pode ajudar-nos a crescer e a gerar oportunidades. Queremos e podemos oferecer aos consumidores uma opção de comida saudável e ao gosto de todos, numa experiência única e de primeira qualidade, para ser disfrutada com toda a família e amigos. A Weber é a alternativa a sair e a comer num restaurante.» Que melhor plano pode existir para desfrutar de uma refeição com todas aquelas pessoas que queremos, sem nenhum tipo de inconveniente?, questiona.
O profissional acredita que a Weber Store acrescentará uma parte desse crescimento, tal como os cursos da Grill Academy, que «farão com que a cultura do grelhador se desenvolva a uma maior velocidade».
Portugal é o 17.º país europeu a contar com o conceito Grill Academy dinamizado pela Weber. O objectivo é «aproximar a cultura de grelhadores às famílias portuguesas e desmistificar a ideia de que cozinhar num grelhador é uma coisa de especialistas». O responsável da Weber salienta que se pode preparar uma grande variedade de receitas com eles. «Temos o objectivo de expandir a cultura dos grelhadores e fazer acontecer excelentes cursos de grelhadores onde ensinaremos o tanto que é possível cozinhar num grelhador e num equipamento Weber», conclui o responsável.
À conversa com a Marketeer, Iván Martínez Esteve explicou alguns detalhes do mercado nacional.
Qual é a importância da loja online em Portugal?
O mercado português tem dado passos largos na digitalização e na venda online, mas existem ainda muitas oportunidades de desenvolvimento. Hoje, existe uma grande presença de e-commerces internacionais no mercado português. Acreditamos que, dada a complexidade da logística que implica a venda de produtos pesados e volumosos, há oportunidades enorme de desenvolver o mercado online português através de operadores nacionais.
Podemos esperar novas aberturas de lojas e Grill Academy em Portugal?
Neste momento, queremos centrar-nos na Weber Store Porto mas, claro que continuaremos a trabalhar no sentido de abrir mais lojas em Portugal e estabelecer a nossa cultura de grelhadores em todo o País. Acreditamos que há muitíssimo potencial e estamos certos de que nos próximos anos teremos mais Weber Stores em Portugal.
Quais são os pontos de venda mais relevantes actualmente em Portugal?
Estamos presentes em todo o País, tanto a Norte como a Sul, mas os nossos centros nevrálgicos são o Porto com o nosso parceiro Vicente Representações e em Lisboa com vários distribuidores com que trabalhamos há vários anos. Gostaríamos de abrir as próximas lojas Weber nas zonas de Lisboa e do Algarve.
A marca está a trabalhar com influenciadores em Portugal? De que maneiras?
A Weber trabalha com influenciadores por toda a Europa e Portugal não é excepção. Neste momento estamos em contacto com algumas pessoas muito relevantes no País para promover o lazer que pressupõe o fazer de um churrasco e que tipo de alimentos se pode fazer no mesmo. Procuramos perfis de diversas áreas para atingir diferentes públicos, desde que sejam semelhantes ao nosso público-alvo. Focamo-nos sobretudo em colaborações que tenham a ver com o mundo gastronómico e até com o estilo de vida. Para lhe dar alguns nomes, trabalhamos com Rui Unas, Tiago Saca Pires, Afonso Vilela e o chef Kiko Martins, entre outros.
Texto de Maria João Lima