Marca de chocolate admite que faz mal à saúde e propõe solução
Quem já tiver visitado a Holanda ou tenha amigos ou familiares por lá, poderá estar familiarizado com a marca de chocolates Tony’s Chocolonely, cuja missão é produzir chocolate 100% livres de trabalho escravo. Mas, com a chegada de 2022, a insígnia assume ainda outro propósito: promover um consumo mais saudável.
“Sou mau para a tua saúde”, afirma uma barra de chocolate na mais recente campanha da Tony’s Chocolonely, em que a marca indica estar na altura de assumir uma verdade inconveniente, a de que ela própria faz parte do problema do açúcar. Ciente de que o tema tem conquistado atenção crescente desde o início da pandemia – quando a palavra “saúde” passou a ser mais repetida –, a marca apresenta-se disponível para tentar encontrar soluções, considerando também que cada um dos seus chocolates tem entre 27% e 54,5% de açúcar.
“Acreditamos que para uma mudança no açúcar é necessária uma mudança de sistema”, aponta a Tony’s Chocolonely. “Acreditamos, por exemplo, que alimentos com alto teor de açúcar e um baixo valor nutricional devem ser taxados na Holanda, incluindo o nosso chocolate”, acrescenta.
Novos impostos é uma das principais soluções sugeridas, a par de uma identificação mais clara da quantidade de açúcar em cada produto e da promoção de campanhas de sensibilização que incentivem a adopção de estilos de vida mais saudáveis. E quanto aos consumidores? A Tony’s Chocolonely considera que também têm um papel em desempenhar e pode ser tão simples como: chocolate ao pequeno-almoço, almoço e jantar, não; chocolate durante uma pausa a meio da tarde, sim.