Marca de calçado de cortiça lança app de realidade aumentada
Já não é preciso esperar pela encomenda para experimentar Asportuguesas. A marca portuguesa de calçado feito a partir de cortiça desenvolveu uma aplicação de realidade aumentada que promete facilitar a experiência de compra e reduzir as diferenças entre online e offline.
Segundo Asportuguesas, a nova app permite calçar todos os produtos da insígnia e foi criada a pensar especialmente na Geração Z. No entanto, numa altura em que pessoas de todas as idades e feitios estão em casa, poderá ser um aliado para a generalidade dos clientes.
«A capacidade de experimentar Asportuguesas através do simples uso do telemóvel revoluciona a experiência do consumidor», garante o CEO Pedro Abrantes. De acordo com o responsável, a premissa é simples: «Auxiliar-nos a perceber e a visualizar como um determinado modelo assenta nos nossos pés ou combina com uma determinada roupa. Desta forma, aumentam as probabilidades de efectivarmos a compra correcta e, consequentemente, reduzem-se as hipóteses de devolvermos o produto ao lojista.»
A aplicação AR try-on chega na próxima semanas, mas apenas estará disponível para equipamentos com o sistema operativo iOS. Quem tiver um iPhone, por exemplo, poderá percorrer a lista de modelos 3D disponível na app, apontar a câmara aos pés e ver imediatamente o resultado.
A tecnologia é capaz de acompanhar os movimentos dos pés, adaptando os sapatos a alterações ou caminhadas, por exemplo. Quem quiser, poderá tirar fotografias com os sapatos Asportuguesas virtuais nos pés e partilhar nas redes sociais.
Nuno Barroca, vice-presidente da Corticeira Amorim, que é parceira da marca Asportuguesas desde o seu início, acredita que a nova app ajudará a aumentar a proximidade do público, «usando tecnologia que permite, de forma cómoda e intuitiva, interagir com a vasta gama de produtos e auxiliar no processo de decisão. Uma inovação no momento certo».