Marca da Unilever é acusada de greenwashing e vê anúncio banido
O anúncio “Tough on Stains, Kinder to our Planet” da Persil foi banido pela Advertising Standards Authority (ASA). A marca de detergentes para roupa da Unilever foi acusada de greenwashing (técnica que passa a ideia de que os produtos são sustentáveis quando não o são), ao afirmar que o seu produto é “mais gentil para o planeta”.
O regulador publicitário britânico afirma que a Persil não clarifica a mensagem que passa ao público, penalizando a marca pela falta de provas que asseguram que o ciclo completo de vida do detergente é mais sustentável do que o produto anterior.
A Persil, por sua vez, assegura que não violou quaisquer regras de publicidade, comprovando aquilo que é dito no anúncio ao demonstrar que fazer lavagens a 30ºC ao invés de 40ºC beneficia o planeta, já que utiliza menos 38% de energia, e que as suas novas embalagens recorrem a menos combustíveis fósseis.
“No contexto de todo o anúncio, com diversas mensagens relacionadas com problemas ambientais, consideramos que o significado e a base do mote ‘kinder to our planet’ é pouco claro”, refere o parecer da ASA.