Do roupeiro das influenciadoras para o seu: “segunda mão” invade Mar Shopping
A campanha “Love Your Stuff for longer – Desfrute das suas coisas por mais tempo” está de volta aos centros comerciais Mar Shopping Matosinhos e Algarve: entre 21 de Novembro e 5 de Dezembro, o objectivo é incentivar a reutilização e um consumo consciente e sustentável durante a Black Friday deste ano.
A segunda edição desta campanha internacional contempla, no Mar Shopping Matosinhos, um mercado de compra de roupa, calçado e acessórios em segunda mão com peças dos roupeiros de influenciadores, dicas para reutilizar peças da IKEA e uma recolha de brinquedos.
Se aquele roupeiro incrível das redes sociais das instagrammers parece inalcançável, esta é a oportunidade ideal para adquirir algumas das peças das estrelas digitais. Além de ser possível preencher o guarda-roupa a um preço mais acessível, contribui-se para a reutilização do vestuário em vez de comprar novo.
Ana Gonçalves (advogada, blogger de moda e mãe), Bárbara Marques (descrita como a blogger que inspira as suas seguidoras sem filtros), Carol Curry (cantora, modelo, empreendedora e mãe), Pipa Tavares (modelo e a cara de várias marcas portuguesas), Marta Flores (maquilhadora profissional, apresentadora de TV e fã de moda) e Sara Rodrigues (modelo de diversas campanhas nacionais) são as influenciadoras que participarão neste mercado, que se realizará no próximo dia 21, no varandim do Mar Shopping Matosinhos, junto à loja IKEA.
Recuperar e reutilizar acessórios de decoração pode também ser a solução ideal para dar um novo brilho à casa sem gastar muito. A pensar nisso, a loja IKEA de Matosinhos vai partilhar com os seguidores, nas redes sociais (Facebook e Instagram), dois ‘repair cafés’, da autoria de Ana Morais, fundadora da Casulo Interiors, que oferecem dicas simples sobre como utilizar corda em vasos da marca sueca de mobiliário e sobre como personalizar molduras com tecidos.
A recolha de brinquedos irá decorrer no atrium do centro comercial, sendo que todas as doações serão entregues a instituições de apoio a crianças da comunidade, seleccionadas pelo Banco de Bens Doados, da Entrajuda – cujos objectivos se alinham com os desta campanha.
Já no MAR Shopping Algarve, irá funcionar entre 21 de Novembro de 2021 e 6 de Janeiro de 2022 uma Pop-Up Solidária junto à loja IKEA, que arranca a tempo da Black Friday e se prolonga até aos Reis. Com a parceria da loja IKEA de Loulé, os visitantes do centro comercial poderão doar roupa, calçado e acessórios em bom estado que, depois de triados e separados por géneros e faixas etárias, serão doados a instituições da região.
No dia 27 de Novembro, as instagrammers Cláudia Anica, (style coach premium e de moda consciente), Joana Jesus (influenciadora na área da poupança criativa e economia circular) e Marta Chan (que escreve sobre o combate ao desperdício e circularidade) realizarão no espaço junto à Padaria do Bairro (piso 0) um mercado de trocas de roupa, com o objectivo de sensibilizar para a necessidade de dar uma segunda vida às peças que já não se utilizam.
Em ambos os centros comerciais, várias lojas já aderiram à campanha e terão produtos assinalados que, por terem um ciclo de vida mais longo, consumirem menos energia, terem sido produzidos mediante métodos sustentáveis ou com matérias-primas recicladas, entre outros aspectos, constituem escolhas de consumo inteligentes, quer para a carteira, quer para o planeta.