Manuel Lopes da Costa deixa Hewlett Packard Portugal
Manuel Lopes da Costa apresentou a sua demissão da Hewlett Packard Portugal no final da semana passada. «Apresentei a minha demissão de todos os cargos de gestão que detinha nas várias empresas do grupo HP Portugal», explica numa missiva enviada aos seus contactos aquele que respondia pelo cargo de director-geral da empresa em Portugal.
«Divergências estratégicas, relativas quer ao modelo organizacional, quer ao modelo de gestão “corporate”, quer mesmo relativamente à definição da zona geográfica onde estamos inseridos, não me permitem continuar a exercer as minhas funções da forma que, no meu entender, melhor serviriam os interesses desta grande companhia», explana Manuel Lopes da Costa.
Ainda que admita sair com «alguma mágoa», o profissional explica que sai porque nutre «um enorme respeito para com esta grande “corporation”» e por estar convencido que, no momento presente, o correcto alinhamento da HP Portugal no mundo HP Corporate e HP Ibérica exige que, na sua direcção geral, esteja alguém com características muito diferentes das suas.
Recorde-se que Manuel Lopes da Costa integrarou a HP em Novembro de 2011 deixando a Deloitte onde era sócio de Consultoria, Estratégia e Corporate Finance em Portugal.
Licenciado pelo IST (Instituto Superior Técnico), Manuel Lopes da Costa foi até 2006 Managing Partner da Accenture tendo liderado a prática de Financial Services em África e a divisão de Market Maker para Espanha, Portugal África e América Latina. É igualmente professor convidado no ISCTE/INDEG Business School.