Manuais escolares neutros em carbono? Sim, já existem

As férias escolares podem ter acabado de começar, mas há já quem pense no regresso às aulas. A procura pelos materiais necessários a mais um ano lectivo é um clássico que desafia famílias a fazer contas e é a pensar em todas elas que a Book in Loop regressa com manuais escolares para todas as idades e carteiras.

A plataforma lançada pela startup tecnológica The Loop Co., para além de calculadoras gráficas e manuais escolares reutilizados, apresenta também manuais novos e neutros em carbono com a possibilidade de serem adquiridos com Voucher MEGA – vouchers que permitem a aquisição gratuita de manuais escolares.

Todas as emissões de CO2 e recursos florestais consumidos no processo produtivo e transporte até ao retalhista destes livros são colmatados através do investimento de parte dos lucros em projectos certificados de compensação carbónica. Além disso, a encadernação é feita com capas 100% recicláveis que incorporam 30% de material biodegradável e que estende a vida útil do manual. Na devolução da capa para reciclagem, o cliente recebe 0,15 euros.

Com o objectivo de “gamificar” a compra de manuais, a Book in Loop lança ainda a “Green Books”, onde os alunos, por cada compra realizada na plataforma, recebem “árvores digitais”. Todos os utilizadores terão um código pessoal que podem partilhar com amigos. Caso este seja utilizado numa compra, ambos ganharão mais árvores, podendo assim subir a sua classificação pessoal. Semanal e mensalmente serão atribuídos prémios a alunos Book in Loop, como por exemplo, iPhones recondicionados, auriculares bluetooth, scooters eléctricas, entre outros.

Esta competição será ainda alargada a escolas, sendo que todas as árvores recolhidas pelos alunos serão “plantadas na floresta digital” da escola a que pertencem. A escola com a floresta digital com mais árvores será premiada e receberá o título de “Escola Verde do Ano”.

«Estes novos livros escolares são mais uma opção que oferecemos, que permite alimentar o sistema circular e minimizar os impactos negativos associados à produção e aquisição de manuais. Estamos muito entusiasmados por, finalmente, os podermos apresentar ao público e iremos continuar a trabalhar para conseguir uma gama cada vez mais diversificada e optimizada», comenta, em comunicado, Manuel Tovar, co-fundador da Book in Loop.

Artigos relacionados