Manter o spam e os bots à distância. Instagram anuncia novidades
A Meta, empresa detentora do Facebook, Instagram e WhatsApp, anuncia um conjunto de novas ferramentas de segurança para os criadores de conteúdo no Instagram. Agora, deverá ser mais fácil manter as contas protegidas contra interacções indesejadas e existir mais transparência sobre o conteúdo que pode estar a afectar o status da conta.
Apesar do envolvimento com a comunidade ser um dos grandes motivos de entusiasmo para os criadores de conteúdo, excluir comentários de spam ou remover contas falsas pode ser um trabalho cansativo. E mais tempo gasto em moderação de conteúdos é menos tempo a interagir de forma positiva e a criar novos conteúdos.
Além da detecção de spam, o Instagram actualizou os métodos de transparência da aplicação: a app pode notificar sobre conteúdo potencialmente transgressor, para que seja possível antecipar, corrigir os problemas rapidamente e conhecer melhor as regras de conteúdo da rede social.
As contas suspeitas de spam ou de serem um “bot” vão ser automaticamente filtradas numa caixa de entrada separada para análise. Se for identificada nesta ferramenta alguma conta que não seja de spam, é possível adicionar novamente a conta aos restantes seguidores. Por outro lado, se houver certeza de que todas estas contas são spam ou “bots”, devem seleccionar “Excluir todos”, sendo que as contas em questão não serão alertadas deste processo.
O Instagram está a testar ocultar as visualizações das “Histórias” que, segundo as ferramentas de IA, são identificadas como spam. É outra novidade que vai permitir reduzir a interacção de utilizadores indesejados com os criadores de conteúdo.