«Manter o posicionamento de número um»

MARKETEER CONTENTS

Um crescimento de 1,2% foi suficiente para a Mercedes-Benz bater o recorde de vendas em Portugal. Em 2018, a fabricante comercializou um total de 16 464 veículos. A marca garante ter tido o melhor ano de sempre no mercado português. Perante este cenário, a visão passa por «manter o posicionamento de número um, através de uma estratégia de proximidade junto dos actuais e potenciais clientes», garante Jorge Aguiar, director de Marketing e Comunicação da Mercedes-Benz Portugal.

Para isso, as acções de experiência da marca, em particular no surf e eventos de condução, serão para manter. «Mantemos todo o nosso foco nos pilares da marca, nomeadamente na faceta desportiva, através da plataforma AMG, sediada 365 dias por ano no Autódromo Internacional do Algarve, onde qualquer interessado poderá ter uma experiência de condução que é uma referência a nível mundial.

Continuamos a actuar no mundo do surf extremo, através da plataforma internacional de marca na Nazaré e, com o apoio dos nossos atletas Garrett McNamara, Hugo Vau e Alex Botelho, onde actuamos localmente e como apoio internacional ao Grupo Daimler internacional», lembra Jorge Aguiar.

Assim as acções de experiência de marca vão também marcar presença neste plano anual de proximidade com os clientes. «A Mercedes-Benz está presente nos eventos de eSports em Portugal e já somos reconhecidos como tal», esclarece o director de Marketing e Comunicação.

Nova marca 100% eléctrica

A Daimler vai electrificar toda a gama Mercedes-Benz até 2022, disponibilizando pelo menos uma alternativa electrificada em todos os segmentos, desde os modelos compactos aos grandes SUV. No total, serão mais de 50 variantes de veículos electrificados, entre modelos 100% eléctricos da família EQ, híbridos recarregáveis (plug-in) e mild hybrids 48 volts. A família EQ oferece um abrangente ecossistema de mobilidade eléctrica de produtos, serviços, tecnologias e inovações.

O espectro varia de veículos eléctricos a serviços de carregamento e postos de carregamento domésticos. O nome EQ significa “Inteligência Eléctrica” e deriva dos valores da marca Mercedes-Benz: “Emoção e Inteligência”. A nova marca engloba todos os aspectos-chave para a mobilidade eléctrica focada no cliente e estende-se para além do veículo. O primeiro modelo produzido em série da nova marca de produtos EQ, o EQC, já está a ser produzido na fábrica da Mercedes-Benz em Bremen, na Alemanha, e disponível para encomenda.

A introdução de uma nova marca 100% eléctrica traz novos reposicionamentos. «Iremos certamente alterar a nossa estratégia ao acomodar uma nova forma de posicionar a Mercedes-Benz através da sigla EQ. Passaremos a actuar com várias ofertas, seja a gasolina, diesel ou plug-ins e, adicionalmente, eléctricos», explica o director de Marketing e Comunicação da Mercedes-Benz Portugal.

Para fazer face aos objectivos de mobilidade eléctrica ao longo dos próximos anos, a marca anunciou que vai investir 10 mil milhões de euros na expansão do seu portefólio de eléctricos e ainda mil milhões de euros numa rede global de fábricas de produção de baterias. Ainda assim, Jorge Aguiar explica que não trabalha com planos de investimento fechados, actuando de acordo com a evolução do mercado, ainda que, este ano, não sejam esperadas grandes variações.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Automonitor
Via Verde Estacionar Lisboa com 1.º estacionamento gratuito