Mango contraria tendência do online e abre mais lojas físicas. Alemanha é o foco de expansão
A Mango está a concentrar os seus esforços de expansão no mercado alemão, que se tornou o mais importante para a empresa a nível mundial. Nos últimos seis anos, a marca espanhola abriu 240 novos pontos de venda na Alemanha, um número que é quatro vezes superior às inaugurações em Espanha no mesmo período.
O crescimento na Alemanha tem sido impulsionado por uma estratégia focada na abertura de lojas em grandes centros comerciais e espaços multimarca. Este modelo permite uma expansão mais rápida e com menor risco, aproveitando a popularidade das franquias no país. Actualmente, a Mango possui apenas 49 lojas próprias na Alemanha, enquanto 365 são operadas por franchisados.
O sucesso da Mango na Alemanha é reforçado pela presença em todas as grandes cidades do país, incluindo Berlim, Frankfurt, Düsseldorf, Munique e Hamburgo. A nomeação de Mike Peikert como director-geral da Alemanha há dois anos, após a sua experiência na Peek & Cloppenburg, tem sido crucial para a implementação da estratégia de crescimento, salienta o El Economista.
Além da Alemanha, França, Bélgica e Rússia também têm registado crescimentos, assim como os Estados Unidos e o Canadá.
Enquanto muitas cadeias de moda estão a reduzir o número de lojas físicas e a focar-se no comércio online, a Mango está a contrariar esta tendência ao expandir a sua rede de lojas. Em 2023, a empresa registou um crescimento de 4,7% no número total de estabelecimentos, alcançando 2.686 lojas em todo o mundo.
Com um plano estratégico até 2026, a Mango pretende aumentar as suas vendas para mais de 4 mil milhões de euros e duplicar o lucro líquido, através da abertura de mais 500 lojas e da renovação de 150 existentes, com um investimento de 600 milhões de euros.