Makro vai passar a recolher resíduos eléctricos, electrónicos e pilhas
A partir de agora, já é possível deixar equipamentos eléctricos, electrónicos (REEE) e pilhas em fim de vida na loja Makro de Albufeira. Trata-se de um projecto-piloto desenvolvido em parceria com a ERP Portugal, que culminará na implementação do serviço de recolha em todas as lojas da grossista no mercado nacional.
Neste momento, apesar de Albufeira ser a o único local com o teste já em vigor, estão a ser preparados os pontos de recolha nas 10 lojas da Makro no País. A empresa vê esta solução como um possível catalisador ou reforço para comportamentos mais sustentáveis, nomeadamente junto dos seus clientes.
Através da nova parceria, os clientes da Makro podem entregar os REEE e pilhas em lojas, gratuitamente, ou solicitar à ERP Portugal a recolhas nas suas instalações. Nesse caso, tornam-se parceiros certificados da reciclagem Makro.
«Na Makro, a sustentabilidade é um dos nossos pilares estruturais. Tem sido um tema a que temos dado muita importância. São várias as iniciativas a que nos encontramos ligados, tanto a nível internacional (enquanto grupo) como nacional, e que têm como objectivo contribuir para a redução da nossa pegada ambiental», comenta Filipa Herédia, Communications & Engagement manager da Makro Portugal.
A responsável acredita que, se todos se unirem e introduzirem hábitos amigos do ambiente nas dinâmicas empresariais, o Planeta poderá ficar mais limpo para as próximas gerações.
Por seu turno, Rosa Monforte, directora-geral da ERP Portugal, sublinha como a parceria com a Makro é mais um projecto no sentido de estender a acção junto de novos sectores e clientes. As operações de recolha, descontaminação, tratamento e reciclagem dos resíduos ficam a cargo da ERP Portugal.
«Trabalhamos diariamente com o grande objectivo de aumentar as nossas recolhas e a Makro é um parceiro de relevo e com grande potencial de transmitir a mensagem e envolver outras empresas na reciclagem de resíduos eléctricos e electrónicos e pilhas usadas. A parceria com a Makro permitirá alargar o conjunto de empresas sustentáveis e participativas neste processo, facilitando a entrega destes resíduos com total cumprimento das suas obrigações legais e destacando ainda as suas medidas de responsabilidade ambiental», acrescenta Rosa Monforte, em comunicado.