Makro vai comprar directamente aos pescadores portugueses
A Makro estabeleceu uma parceria com o marketplace online Lota Digital, que permitirá à retalhista comprar pescado nacional directamente aos pescadores que estão registados nesta plataforma.
A Lota Digital, um projecto desenvolvido pela startup portuguesa Bitcliq, é um marketplace online B2B (business to business) que liga directamente pescadores e compradores. Contando com mais de 20 barcos registados na plataforma, permite aos pescadores terem um novo canal de venda do pescado, de forma imediata desde o momento da captura. Actualmente, a plataforma opera em Peniche, em parceria com a Docapesca, mas prevê-se o seu alargamento a outros portos nacionais.
Entre outras funcionalidades, a Lota Digital recorre à tecnologia de blockchain para rastrear o pescado desde a origem até ao destino, garantindo assim a sua frescura e qualidade. «Esses dados podem ser confirmados, juntamente com a informação sobre o barco e os detalhes da captura, através da informação de rastreabilidade disponibilizada pela Lota Digital, ou seja, todo o pescado terá um “bilhete de identidade” e uma “história” para contar ao seu comprador», explica a Lota Digital, em nota de imprensa.
«Estamos muito satisfeitos com esta parceria. Oferecer aos nossos clientes o melhor sempre foi para a Makro uma prioridade. Se a este objectivo juntarmos a revitalização da economia em torno da pesca tradicional portuguesa, temos então o melhor de dois mundos», sublinha David Antunes, CEO da Makro Portugal.