Mais saúde e sustentabilidade: a visão do Lidl para 2030
Até 2030 o Lidl Internacional tem como objetivo aumentar a proporção de venda de alimentos à base de plantas, tais como fontes de proteína vegetal, cereais integrais, frutas e legumes, em 20% comparativamente com 2023.
O Lidl Internacional é o primeiro retalhista alimentar a promover a transparência em todas as suas categorias de produtos, em todos os 31 países onde tem lojas. Neste sentido, o Lidl está a aplicar a metodologia da WWF. Assim permite que os seus clientes façam escolhas mais conscientes para o ambiente e para a sua saúde.
Para enfrentar os desafios globais da atualidade, tais como as alterações climáticas, a perda de biodiversidade e as doenças relacionadas com a alimentação, é necessário transformar o nosso sistema alimentar.2 Reconhecendo a urgência destas questões e assumindo a sua responsabilidade, o Lidl está a contribuir para uma transformação global do sistema alimentar, estabelecendo objetivos ambiciosos em toda a sua cadeia de valor. Os clientes mantêm a liberdade de escolha, mas podem tomar decisões de compra mais responsáveis com maior facilidade. Com este objetivo em mente, o Lidl, com o apoio e a experiência da WWF, está a tornar ainda mais ambiciosa a sua estratégia de Alimentação Consciente em todos os 31 países onde está presente.
Cristina Hanganu, Diretora de Corporate Affairs e CSR do Lidl Portugal, explica: “Há anos que o Lidl está empenhado em contribuir para este objetivo – tendo por base as descobertas científicas da Dieta da Saúde Planetária. Com a WWF como parceira experiente do nosso lado, pretendemos aumentar o nosso impacto no futuro e oferecer aos nossos clientes uma seleção cada vez maior de alternativas mais saudáveis e sustentáveis, com a máxima qualidade ao melhor preço”.
Por outro lado, Mariella Meyer da WWF Suíça, acrescenta: “Este é um passo crucial na transformação do sistema alimentar, que é o principal fator de perda de vida selvagem e da natureza. Ao concentrar-se em garantir mais opções à base de plantas, o Lidl dá prioridade à saúde humana e planetária. Esperamos que isto inspire outros retalhistas a seguirem o exemplo e a concentrarem-se mais nas alternativas à base de plantas, face à oferta de proteína animal.”
O objetivo internacional de aumentar a proporção de venda de alimentos à base de plantas em 20% até 2030 (ano-base de referência 2023), faz parte da estratégia holística de sustentabilidade e do conceito de alimentação consciente do Lidl. Pretendemos alcançar este objetivo, através de intervenções específicas nas categorias de fontes de proteína, cereais integrais e frutas e legumes. A partir de 2025, o Lidl apresentará, a nível internacional, um relatório anual sobre os seus progressos, disponibilizando os dados publicamente. O retalhista alimentar está a seguir a metodologia da WWF para promover dietas conscientes e saudáveis.
• Fontes de proteínas: Desde 2022, o Lidl Internacional tem vindo a calcular e a analisar a “divisão de proteínas”, que mede a proporção de fontes de proteínas de origem vegetal em comparação com as de origem animal na sua gama de produtos. O Lidl Portugal tem como objetivo aumentar a percentagem de fontes de proteína de origem vegetal, em relação às fontes de proteína de origem animal, alcançando em 2030 uma proporção de 20% de proteínas de origem vegetal. Isto inclui leguminosas, frutos secos, sementes e alternativas veganas à carne, aos ovos e ao peixe.
• Cereais integrais: A fibra alimentar é essencial para uma vida longa e saudável.4 Até 2030, o Lidl Portugal pretende aumentar a proporção de cereais integrais em relação ao total de cereais nos seus produtos para 10% (ano-base de referência 2023). Até 2030, o Lidl Internacional e todos os países Lidl individualmente, oferecerão também pelo menos uma opção de cereais integrais em todas as categorias de produtos relevantes de marca própria.
• Frutas e legumes: As frutas e os legumes frescos são uma componente fundamental da estratégia de Alimentação Consciente do Lidl. O Lidl Portugal continua a oferecer aos clientes uma vasta seleção de produtos frescos todos os dias.