Mais IA e menos álcool: sete tendências da publicidade do Super Bowl deste ano

Notícias
Marketeer
09/02/2026
21:00
Notícias
Marketeer
09/02/2026
21:00


Partilhar

Os intervalos do Super Bowl — a final do campeonato de futebol americano — têm-se transformado num dos maiores espetáculos mundiais não só do desporto, mas também da publicidade. Em 2026, o evento voltou a subir a fasquia, com os preços de anúncios de 30 segundos a atingirem valores a rondar os 9,2 milhões de euros.

As marcas investem assim pesadamente — tanto financeiramente como em termos de criatividade — para alcançar os milhões de pares de olhos que a transmissão do evento desportivo oferece, servindo de barómetro ao atual panorama da publicidade, das marcas e dos consumidores.

Leia também: No Super Bowl as marcas também “jogam”: veja as campanhas deste ano

Conheça sete tendências da publicidade que transpiraram dos diferentes anúncios transmitidos no Super Bowl, conforme elencadas pela AdAge.

1. Inteligência artificial no centro da narrativa

A IA desempenhou um papel central nas campanhas que marcaram presença no Super Bowl, com marcas como Anthropic, Google, Amazon e Wix a incorporarem esta tecnologia tanto na mensagem como no processo criativo dos seus anúncios. A marca de vodka Svedka apostou mesmo num anúncio gerado integralmente através de IA, ainda que tenha contado com supervisão humana.

2. Marcas tecnológicas reforçam investimento

As marcas tecnológicas aumentaram também a sua presença entre os diferentes anunciantes em comparação com anos anteriores, tendo respondido por cerca de 10% dos anúncios transmitidos durante o evento. O número de marcas do setor tecnológico que marcaram presença duplicou em relação a 2022, por exemplo, entre as quais se encontram OpenAI (criadora do ChatGPT), Amazon, Google ou Anthropic, sendo que todas estas destacaram as suas competências e ofertas em matéria de IA.

3. Menos álcool

Uma das tendências mais marcantes de 2026 é também a reversão da tradicional predominância de bebidas alcoólicas entre os anúncios do Super Bowl. Mesmo com nomes pesados da indústria — como Bud Light ou Budweiser — ainda presentes, foi notório um aumento de participação de marcas ligadas à saúde, bem-estar e cuidados médicos, tendo este tipo de anúncios superado os da categoria de bebidas alcóolicas, o que traduz um sinal das mudanças nos valores e prioridades dos consumidores.

4. Marcas automóveis cautelosas

O setor automóvel — também uma categoria de destaque nos anúncios do Super Bowl — manteve uma abordagem cautelosa, sendo que apesar do aumento no número de anúncios, o total de spots permanece longe dos níveis históricos, com muitas marcas a preferirem canalizar verbas para eventos com custos menores e retornos mais segmentados.

5. Nostalgia como veículo de identificação

A nostalgia ressurgiu também est ano como uma importante ferramenta estratégica, com várias campanhas a evocarem referências culturais dos anos 1990 e início dos anos 2000 para estabelecer conexão com os millennials. Os anúncios apostaram mesmo em nomes associados ao início dos anos 2000, como Cohen, Andy Samberg, Lady Gaga, Guy Fieri e Keenan Thompson.

6. Celebridades continuam em alta

A presença de celebridades nos anúncios continua a crescer, sendo que em quase metade das campanhas deste ano contou com a presença de caras famosas, num aumento significativo em relação aos anos anteriores. No entanto, há sinais de saturação, tendo em conta que estudos de mercado sugerem que anúncios sem celebridades chegaram a superar aqueles que contavam com nomes conhecidos do público em termos de retorno emocional e engagement.

7. Marcas repensam aposta em teasers

A estratégia de lançar antecipadamente os anúncios — seja na íntegra ou em forma de teasers — está a ser repensada, sendo que algumas marcas como a Squarespace, State Farm ou Uber Eats experimentaram formatos que complementam o anúncio principal com conteúdos alternativos e experiências interativas, numa tentativa de prolongar o ciclo de atenção do público para além dos tradicionais 30 segundos.




Notícias Relacionadas

Ver Mais