«Mais do que uma marca, uma parte importante da vida de muitos portugueses»

Há 100 anos, a Nestlé estabeleceu raízes em Portugal, e, desde então, tem vindo a moldar o cenário da alimentação do país. Neste ano especial, a marca Nestum, que também já conta 65 anos e faz parte deste legado, representa uma história de inovação, nutrição e sustentabilidade.

Nestum tem estado no coração de muitos portugueses, servindo como a escolha preferida para o pequeno-almoço de crianças, sobretudo em idade pré-escolar. Desde a sua fundação em 1958, a marca tem evoluído continuamente, adaptando- -se às mudanças nas preferências dos consumidores e às necessidades nutricionais. A variedade “rico em proteínas” marcou o seu nascimento, revolucionando a categoria com flocos de cereais em vez de pó.

Joana Bandeira, Brand manager Nestum, considera que «o balanço é excelente» e garante que o foco está direccionado para a necessidade de a marca continuar a estar presente no dia-a-dia das famílias portuguesas. «São muitos anos a desenvolver produtos adaptados aos gostos e às necessidades nutricionais dos portugueses; a evoluir com diferentes gerações e a criar e partilhar valor com a sociedade portuguesa; e a contribuir para a economia nacional, através dos contínuos investimentos nas operações que temos no País», acrescenta.

De acordo com a mesma fonte, Nestum tende a privilegiar as compras locais e trabalha lado a lado com os fornecedores de matérias-primas, partilhando os conhecimentos do Grupo Nestlé – que foi recentemente reconhecido como líder em imagem e reputação de empregabilidade, por um estudo da consultora OnStrategy. «Neste ano de aniversário, temos estado a celebrar sob o mote: Viver é uma Arte. A Nestlé faz parte da missão de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras», diz a responsável.

NESTUM VS. CERELAC: UMA COMPETIÇÃO SAUDÁVEL

Nestum e Cerelac são duas das marcas mais conhecidas do Grupo Nestlé em Portugal. A relação entre ambas fica marcada por «uma harmoniosa coexistência, complementando-se na sua oferta e alinhando com os objectivos de nutrição da Nestlé», explica a profissional.

Cada uma destas marcas possui o seu propósito. Cerelac, a mais antiga, tem como target os bebés até aos 3 anos, uma vez que se trata de «uma papa enriquecida com vitaminas e minerais, que apresenta uma elevada densidade nutricional, fornecendo os micronutrientes essenciais, nomeadamente o ferro, cálcio, zinco e a vitamina B3». Em conjunto com os outros alimentos complementares tradicionais, «as papas de cereais garantem uma óptima nutrição, assegurando as necessidades energéticas e nutricionais, podendo ser oferecidas ao bebé em diferentes momentos do dia».

Já no que diz respeito a Nestum, trata-se de «um produto com uma textura em flocos e é ideal para acompanhar as crianças nos anos seguintes». Segundo a Brand manager, há inclusive a percepção de que os flocos Nestum são apreciados por pessoas de todas as idades. A esta relação amigável, acresce o facto de ambas as marcas «nascerem todos os dias na mesma fábrica, em Avanca, que é considerada o berço da Nestlé Portugal». Apesar de uma «rivalidade saudável», a relação entre as duas marcas tem sido «excelente», ao ponto de serem geridas pela mesma equipa na categoria de Nutrição do Grupo Nestlé.

«Sabemos que cada marca tem uma legião de fãs muito fiel e defensora da sua marca preferida. Por norma, quem é consumidor, por exemplo, de Nestum não considera sequer a hipótese de a trocar por Cerelac, ou vice-versa. Por isso, decidimos brincar com esta realidade e, no Dia das Mentiras, anunciámos o lançamento de um novo produto que incluiria, na mesma embalagem, uma saqueta de Nestum e outra de Cerelac. As reacções foram muito divertidas e vieram reforçar que é possível duas marcas tão fortes manterem uma relação de amizade», lembra Joana Bandeira.

SUSTENTABILIDADE E COMPROMISSO SOCIAL

Nestum, em linha com a Nestlé, assume o compromisso com a sustentabilidade e com a protecção do meio ambiente. Aliás, a iniciativa “Juntos pelas Abelhas” é um excelente exemplo dessa aposta. Sobre a importância deste projecto, a profissional destaca o seguinte: «Alinhados com o propósito de inspirar e nutrir as famílias, para direccionar a sua energia em pequenos gestos que transformam o mundo, surgiu este projecto. Acreditamos que, mesmo diante de desafios complexos, pequenas acções significativas têm o poder de causar um impacto profundo. Nestum acredita firmemente que essas pequenas acções têm o poder de tornar o mundo num lugar mais sustentável.»

Feito em parceria com as principais federações apícolas de Portugal, este projecto visa repovoar o país com novas colmeias para compensar os efeitos devastadores dos incêndios florestais. Além disso, Nestum educa as novas gerações sobre a importância das abelhas e da plantação de flores, através de iniciativas como o livro infantil “Amália, a Abelha-Rainha que Salvou a Primavera”, que inclui sementes de plantas melíferas para incentivar os consumidores a fazerem a diferença. O projecto Nestum concentra-se na promoção da biodiversidade, apoiando o repovoamento nacional de abelhas. As abelhas desempenham um papel vital na manutenção da biodiversidade do planeta, mas enfrentam várias ameaças. Os incêndios florestais, principalmente durante os meses de Verão, têm prejudicado as colmeias, destruindo centenas delas e deixando outras sobreviventes sem alimentos.

Posto isto, a gestora da marca enfatiza a importância ecológica do projecto “Juntos pelas Abelhas”: «É a nossa forma de apoiar o sector apícola nacional. Estabelecemos parcerias com as duas federações apícolas existentes em Portugal – FNAP e Fenapícola – e contamos com o apoio técnico da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).»

Joana Bandeira acrescenta que «o nosso objectivo é contribuir para o repovoamento do território nacional com novas colmeias, a fim de repor as perdas causadas pelos incêndios florestais que têm afectado o País nos últimos anos. Sendo Nestum uma marca que utiliza o mel como ingrediente fundamental, numa das suas variedades mais queridas pelos portugueses – Nestum Mel –, esta foi a nossa forma de ajudar o sector a recuperar».

Este ano, o projecto entrou na sua terceira edição, com um total de 1000 novas colmeias oferecidas para serem estabelecidas. Essas colmeias reproduzem-se rapidamente, com o potencial de representar mais de 50 milhões de novas abelhas em Portugal. Além do impacto ecológico, o “Juntos pelas Abelhas” tem o objectivo de consciencializar as pessoas, especialmente as gerações mais jovens, para o papel vital destes seres no nosso ecossistema. «Usámos a visibilidade da marca e investimos em campanhas de rádio, digitais e nos pontos de venda para transmitir a importância das abelhas e a necessidade de cuidar delas por meio de acções simples, como o plantio de flores. Acreditamos que a nossa mensagem sobre a relevância da conservação das abelhas é uma aliança crucial para os nossos esforços práticos na apicultura», revela a Brand manager da marca Nestum.

A iniciativa “Juntos pelas Abelhas” reflecte o compromisso de Nestum com a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social. Ao focar-se na promoção da biodiversidade e preservação desses polinizadores essenciais, a marca está a contribuir activamente para um futuro mais sustentável em Portugal e no planeta.

A MARCA NESTUM: UMA HISTÓRIA DE SABOR E DIFERENCIAÇÃO

Nestum começou com o lançamento de uma variedade única e revolucionária, Nestum Rico em Proteínas, na forma de flocos de cereais. Este produto foi desenvolvido tendo em mente as necessidades nutricionais e as preferências dos consumidores portugueses, mantendo-se fiel ao princípio da Nestlé. Uma década depois, a marca viu o sucesso do seu conceito e lançou duas novas variedades, Nestum Arroz e Nestum Figos. Em 1971, Nestum Mel, que hoje é a estrela do portefólio, fez a sua estreia. Outros sabores, como Nestum Chocolate, que continua a fazer parte do portefólio, também foram introduzidos.

Ao longo de seis décadas, Nestum evoluiu com os portugueses, adaptando-se às mudanças na sociedade e nas preferências dos consumidores. A marca sempre foi um poderoso aliado das famílias portuguesas na promoção da qualidade de vida, alinhando-se com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável.

Nesta jornada evolutiva, a identidade visual da marca também sofreu alterações ao longo dos anos. No seu lançamento, em Portugal, o logótipo apresentava letras azuis sobre um fundo branco, que mais tarde evoluíram para um logótipo mais simples e castanho. A marca adoptou mais tarde o logótipo actual, com letras brancas sobre um fundo verde. O mesmo manteve-se e acaba por reflectir a evolução da marca e a sua ligação com as famílias portuguesas.

No que respeita às características diferenciadoras, Joana Bandeira defende que Nestum se tornou num produto indicado para o pequeno-almoço, oferecendo uma opção de flocos de cereais, quando a oferta do mercado era predominantemente em pó. Passando de geração em geração, Nestum conquistou o coração das famílias portuguesas com a variedade clássica de Mel, bem como as diferentes opções que agradam a todos os paladares, sejam jovens ou adultos.

Um dos factores que contribuíram para o sucesso da marca em Portugal foi o seu compromisso com a produção nacional, utilizando em grande parte matérias-primas produzidas nos campos do Alentejo e embalagens de origem nacional, com especial atenção ao meio ambiente. Na comemoração dos 65 anos, Nestum reafirma o seu compromisso com as famílias portuguesas, continuando a proporcionar sabor, nutrição e qualidade, enquanto se mantém alinhada com os princípios da Nestlé de melhoria contínua e promoção de um futuro mais saudável.

«Nestum é mais do que uma marca, é uma parte importante da vida de muitos portugueses. Estamos orgulhosos de fazer parte da jornada de tantas famílias e queremos continuar a fazê-lo nos próximos tempos. 65 anos são apenas o começo, e estamos comprometidos em continuar a inovar, aprimorar e nutrir a vida das famílias portuguesas», conclui Joana Bandeira.

Este ano de 2023 tem sido particularmente especial para a Nestlé, em Portugal, uma vez que marca um século de presença e dedicação ao País. Nestum tem participado activamente nas celebrações ao longo deste ano, sendo que algumas das iniciativas incluem a criação de embalagens comemorativas dos 100 anos da Nestlé e a doação de 4,3 toneladas de Nestum e Cerelac ao Banco Alimentar.

A marca também acredita que todas as pessoas têm a capacidade para fazer a diferença e contribuir para um planeta mais sustentável. Através de pequenas acções significativas e repetidas, as gerações futuras podem desfrutar da mesma forma. «Os gestos que inspiramos as pessoas a incorporar nas suas vidas são também o que nos guia em tudo o que fazemos», assegura a profissional.

Além disso, pretende continuar a estar ao lado dos portugueses, oferecendo mais energia a todos os membros da família. Nestum está comprometida em dar mais vida à vida de todos os consumidores e seguidores. À medida que a Nestlé Portugal celebra o seu centenário, a marca Nestum reafirma o seu compromisso de servir Portugal e as suas comunidades, continuando a promover um futuro mais sustentável e saudável para todos. «Estamos orgulhosos de fazer parte desta história e ansiamos continuar a servir Portugal por muitos anos», finaliza Joana Bandeira.

Este artigo faz parte da edição de Novembro (n.º 328) da Marketeer.

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