Mais de metade dos portugueses vai participar em causas solidárias no Natal
Mais de metade dos portugueses (63%) vai participar em causas solidárias durante esta quadra festiva. A conclusão é do Observador Cetelem Natal 2022, que revela que esta percentagem é superior à do ano passado em 30 pontos percentuais.
A ajuda será prestada de diferentes formas: cerca de 36% vai entregar roupa, brinquedos e alimentos a instituições ou a famílias necessitadas e 32% vai optar por comprar produtos solidários. Já 16% vai fazer doações monetárias a instituições e 14% comprar postais e cartões de Natal de instituições, entre outras acções.
Este ano, mais de metade dos portugueses inquiridos vão igualmente optar por adoptar medidas sustentáveis no Natal. Assim, para tornar o período festivo mais sustentável, entre as medidas adoptadas pelos portugueses estão reutilizar os enfeites das árvores (65%), reutilizar a árvore de Natal artificial (59%), levar sacos para utilizar nas suas compras (57%), comprar só o essencial (53%), e ligar a iluminação de Natal apenas quando necessário (50%).
Os dados demonstram também que 44% vão reutilizar embrulhos de presentes, 26% optar por utilizar materiais recicláveis para os embrulhos e 16% fazer as suas peças de decoração com materiais reutilizáveis. Já 21% afirma mesmo que vai fazer os seus próprios presentes, 16% pretende ainda apostar em presentes ecológicos e de marcas sustentáveis e 10% comprar produtos em segunda mão.
Os inquiridos com mais de 55 anos são aqueles que procuram tomar mais medidas sustentáveis este Natal. São, por exemplo, os que mais tencionam reutilizar os enfeites (73%), reutilizar a árvore (67%), reutilizar sacos nas suas compras (63%, comprar o essencial (62%), ou utilizar lâmpadas de baixo consumo (49%).