Mais de metade dos jovens em Portugal tem uma consola de jogos
Os dados mais recentes do estudo TGI da Marktest (vaga de Julho deste ano) mostram que 34,6% dos residentes em Portugal Continental com 15 e mais anos tem uma consola de jogos em casa. Ou seja, 2 milhões e 967 mil indivíduos. Por outro lado, 65,4% diz não ter um destes equipamentos.
Segundo a mesma análise, nos últimos 10 anos, a posse de consolas de jogos esteve sempre acima de 30%. O valor mais baixo foi registado em 2014 e em 2015: 30,8%. No sentido inverso, o valor mais elevado diz respeito a 2020: 35,2%.
Em termos demográficos, “a penetração no lar deste tipo de equipamento electrónico apresenta diferenças segundo o perfil sociodemográfico dos indivíduos, em especial quando analisada a idade e a região”. O grande destaque vai para os mais jovens, já que 57,2% dos indivíduos entre os 15 e os 24 anos diz possuir consola de jogos em casa.
Já os inquiridos com mais de 64 anos mostram ser os portugueses com menos consolas em casa, já que a penetração não vai além dos 4,8%.
Por região, a Marktest revela que a posse de consolas de jogos no lar é maior junto dos indivíduos residentes no Grande Porto (40,7%) e menor nos residentes no Interior Norte (27%). Já por classe social, a posse é mais elevada nos indivíduos da classe média (37,7%).
O estudo mostra ainda que os homens são mais adeptos desde equipamento, apresentando mesmo um valor ligeiramente superior à média (35%).