Mais de metade das reservas em restaurantes e hóteis foram canceladas no Natal e Ano Novo

O final de 2021 ficou marcado pelo acentuar da pandemia em Portugal e pelas consequentes medidas mais restritivas, que afectaram, sobretudo, a vida social. O acesso a restaurantes e alojamentos turísticos voltou a ser mais complicado e os bares e discotecas tiveram mesmo de fechar portas. Com a incerteza que tende a acompanhar estes períodos, muitos consumidores optaram por cancelar reservas, impactando, segundo a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, 80% das empresas.

Um inquérito feito pela associação às empresas do sector logo após o primeiro anúncio de medidas restritivas revela que 88% destas e 83% de alojamentos turísticos começaram a receber cancelamentos. Mais de metade das reservas confirmadas para a época de Natal e Ano Novo foram suspensas em 47% dos negócios ligados à restauração e em 42% dos alojamentos turísticos contemplados no estudo, que contou com 557 respostas.

Segundo a AHRESP, um quarto destes estabelecimentos registou quebras de facturação superiores a 50% em Dezembro, comparativamente ao período homólogo de 2020. Já as taxas de ocupação de unidades hoteleiras e similares reflectem um decréscimo face ao ano anterior na época festiva, enquanto 57% das empresas de restauração admite tere encerrado os seus espaços no dia 1 de Janeiro de 2022.

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