Mais de metade das compras feitas pelos portugueses inclui produtos em promoção

Os portugueses continuam a procurar as promoções e a comparar preços: entre Janeiro e Setembro de 2023, 51,3% das ocasiões de compra dos consumidores nacionais incluiu produtos em promoção. As conclusões são de um estudo realizado pela Kantar e analisado em conjunto com a Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca.

Os dados mostram que, em 2023, os portugueses continuaram a aumentar a frequência com que vão às compras e a diminuir o volume comprado de cada vez, mas ambas as tendências abrandaram em relação ao ano passado. Entre Julho e Setembro de 2023, os consumidores chegaram até a reduzir o número de vezes com que foram às compras, em comparação com 2022.

Essas tendências, embora se manifestem de forma geral, apresentam nuances em diferentes categorias de produtos. Enquanto a frequência de compra registou um aumento de 3,3% em alimentos, 2% em frescos e 3,3% nas bebidas, houve uma diminuição de 0,9% na alimentação animal. Paralelamente, o volume por cada acto de compra diminuiu em todas as categorias, sendo mais evidente na alimentação animal (-8,2%), mas registada também na alimentação (-7,3%), nos frescos (-7,7%) e nas bebidas (-6%).

As marcas de distribuição (MDD) continuam a ganhar relevância nos lares portugueses, com um crescimento de sete pontos percentuais na quota de valor entre 2020 e 2023. A frequência de compra de MDD aumentou em 4,4% entre 2022 e 2023, destacando-se ainda mais pelo aumento expressivo de 19,4% no valor gasto pelos consumidores nestas marcas.

Para as marcas de fabricante (MDF), a análise do estudo aponta dois desafios distintos. A desaceleração na frequência de compra impõe uma dificuldade crescente na fidelização dos consumidores, tornando essencial estimular a recompra através da identificação de novos públicos-alvo, criação de mais momentos de consumo ou introdução de novas utilizações para os produtos. Neste contexto, é também essencial que as marcas ajustem estrategicamente os preços de seus produtos e desenvolvam uma comunicação adaptada por forma a permanecerem relevantes entre os consumidores com menores rendimentos.

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