Mais de 90% dos portugueses que compra online compara os preços antes de adquirir
Mais de 90% dos portugueses que compra online tem o hábito de fazer pesquisas para comparar preços antes de decidir onde efectuar a compra, sendo que 76,8% revela mesmo ter o hábito de recorrer a sites de comparadores de preços para descobrir onde encontrar o produto mais barato.
As conclusões são da segunda vaga do Barómetro E-Commerce, da Marktest, cuja recolha de respostas entre Outubro e Dezembro de 2021 confirma que quase 57% dos portugueses já tem o hábito de comprar online – mais de dois terços deles admitem comprar pelo menos uma vez por mês.
A evolução dos dados entre a primeira e segunda vaga do Barómetro E-Commerce revela também que há indicadores que parecem confirmar a crescente digitalização do hábito de compra: o número de inquiridos que admite pesquisar online e depois comprar numa loja física recuou de 83,7% para 81,4%, enquanto o número de portugueses que diz ver produtos em lojas físicas antes de comprar online aumentou de 56,1% para 65,7%.
O facto de uma loja “Ter os preços mais baixos” continua a ser o indicador mais decisivo para a maioria dos compradores online (56%) escolher o site onde efectua a compra dos produtos. O segundo indicador mais referido (37,3%) como decisivo pelos compradores online é o facto de a loja “Não ter portes de envio”.
No que diz respeito ao local de entrega das compras online, a casa dos compradores continua a ser o preferido (78,5%), mas entre a primeira e a segunda vaga do barómetro registaram-se aumentos no número de portugueses que dizem escolher o local de trabalho, pontos de levantamento click & collect ou o levantamento em loja.