Mais de 800 milhões de utilizadores usam software para bloquear anúncios
Actualmente, cerca de 843 milhões de utilizadores em todo o Mundo recorrem a software especializado para bloquear anúncios e conteúdos publicitários enquanto navegam online. Dados da Blockthrough mostram que a grande maioria diz respeito a dispositivos móveis: 586 milhões de utilizadores mobile versus 257 milhões no desktop.
O World Advertising Research Center (WARC), que dá conta dos números, considera que o crescimento deste tipo de software se deve, em parte, aos formatos de anúncios sem interrupções e que não permitem aos internautas “saltar” ou “passar à frente”. Este tipo de conteúdos prejudica a experiência de utilizador e leva à procura por soluções que resolvam o problema.
O resultado? O investimento realizado pelas marcas para terem anúncios em sites ou aplicações fica sem efeito, uma vez que esses mesmos anúncios nunca chegam a ser exibidos junto de uma fatia significativa dos utilizadores.
O mesmo estudo indica que os jovens e os homens são os utilizadores com maior probabilidade de usar um ad blocker para evitar a visualização de anúncios.
A solução para o problema poderá estar numa estratégia que envolva menos anúncios e formatos menos intrusivos, que não obriguem os utilizadores a passarem 30 segundos a verem um vídeo publicitário antes de verem o vídeo que querem realmente ver, por exemplo.