Mais de 75% das empresas portuguesas de e-Commerce já utiliza IA

O Slack, plataforma de colaboração detida pela Salesforce, apresentar o mais recente relatório State of Commerce, com dados de mais de 2.700 operadores de e-Commerce em 15 países, incluindo 100 inquiridos de Portugal, assim como uma análise global dos comportamentos de compra de mais de 1.5 mil milhões de clientes (B2B e B2C).

O relatório destaca as principais tendências em temas como os tipos de pagamentos, esforços de expansão global, funcionalidades de e-commerce em diferentes touchpoints com clientes e ainda insights sobre planos de adoção e implementação de Inteligência Artificial (IA) no negócio.

Entre as conclusões está o facto de 76% das empresas de e-Commerce portuguesas já utiliza IA, com 24% a ter a tecnologia já totalmente implementada e 52% em fase de teste e experimentação. Acresce ainda 24% que está a avaliar se e como a IA pode ser implementada na sua operação.

Além disso, a utilização de carteiras digitais para pagamentos, como o ApplePay ou o Google Pay, cresceu 56% no terceiro trimestre de 2023 em comparação com o ano anterior. Em Portugal, 57% das empresas aceita pagamentos com Apple Pay.

«As empresas de comércio estão focadas em impulsionarem a eficiência e o crescimento com inovações integradas e baseadas em IA, que permitem um caminho mais rápido para a compra e uma maior satisfação por parte do cliente. As empresas que conseguirem aproveitar eficazmente os dados dos seus clientes para construírem estas novas experiências de comércio conectado, vão permitir uma forte fidelização e rentabilidade dos clientes nos próximos anos», explica, em comunicado, Michael Affronti, director-geral e vice-presidente sénior do Commerce Cloud, na Salesforce.

Ao fechar o ano de 2023, houve duas tendências a marcarem a época de compras de Natal: a mais elevada de taxa de desconto médio desde 2020 (21%) e o aumento de compras influenciadas por tecnologia de IA. Além destes, a Salesforce destaca ainda outros dados:

  • Vendas Online a nível global atingiram 1,17 biliões de dólares entre Novembro e Dezembro, numa subida de 3% face ao ano anterior.
  • Desconto médio em toda a época de compras manteve-se nos 21%, o valor mais alto desde o início da pandemia.
  • Mais de 17% de todas as encomendas de compras de Natal foram influenciadas por IA em Novembro e em Dezembro, representando 199 mil milhões de dólares. Só a Cyber Week viu 51 mil milhões de dólares em compras influenciadas por IA.
Artigos relacionados