Mais de 630 mil portugueses ficaram acordados para a passadeira vermelha dos Óscares
A 93.ª gala dos Óscares foi transmitida em directo, na noite/madrugada passada pela RTP1, que detinha o exclusivo do programa. Segundo a Universal McCann, tratou-se do regresso dos Óscares aos canais generalistas, depois de dois anos nas mãos da Fox, mas será que os portugueses acompanham mais o anúncio dos vencedores ou a passadeira vermelha que antecede a divulgação?
Talvez pela hora, a passadeira portuguesa reúne a preferência dos espectadores, registando-se 634 mil portugueses a assistir a este momento, de acordo com os dados preliminares de audiências. O share foi de 7,5%.
A Universal McCann sublinha ainda que estes resultados estão em linha com a última transmissão da passadeira vermelha em sinal aberto (SIC, 2018).
A transmissão da cerimónia propriamente dita registou uma quebra gradual de audiência: até às 2h30, houve um total de 203 mil portugueses a assistir à entrega de prémios, numa média de 63 mil telespectadores. “Se compararmos com a última emissão em canais generalistas, verifica-se uma quebra de mais de 100 mil telespectadores médios”, indica a agência de meios.
Pico logo no início
A mesma análise evidencia que o pico máximo de audiência aconteceu logo após o início da transmissão, que coincide com a chegada dos convidados e a passadeira vermelha.
Nesse sentido, a transmissão da entrega dos prémios não foi suficiente para alavancar as audiências da RTP1. No final do dia, o share não foi além dos 9,9%, ou seja, menos 1,6% em relação ao domingo da semana anterior.
A SIC manteve-se como líder com um share de 19,1%, ao passo que a TVI garantiu a segunda posição com 15,6%. Entre os canais Pay TV, a Universal McCann destaca a CMTV com 4,5% de share, Fox (2%) e Hollywood (1,9%).