Mais de 60% dos portugueses pondera comprar artigos reutilizados no Natal
Mais de 60% dos portugueses pondera comprar artigos reutilizados para este Natal. O inquérito levado a cabo pela plataforma Wallapop mostra ainda que, destes inquiridos, a grande maioria (40%) consideraria comprar artigos reutilizados nesta época festiva para consumo próprio.
De acordo com os dados, 34% dos inquiridos considera que as plataformas para compra e venda de artigos reutilizados contribuem para um consumo mais consciente. Esta é uma tendência que se estende para o Natal. Dos inquiridos que consideram comprar artigos reutilizados nesta época, 63% considera fazê-lo para as compras de decorações de Natal, 43% para artigos de moda e acessórios e 31% para livros e bandas desenhada.
São estas as quatro tendências de decoração que se verificam para esta época festiva:
- Os moldes natalícios têm protagonismo neste Natal. A sua procura aumentou 62%, este ano, na Wallapop, sendo os moldes de silicone e os de resina os mais procurados. O formato mais procurado é o de casa, seja ele para fazer chocolates e biscoitos ou velas.
- Neste Natal, a árvore de Natal quer-se grande e a lembrar a neve. Com a procura a aumentar 43%, as árvores de Natal são dos produtos mais procurados para este Natal, com destaque as árvores de Natal de mais de duas metros, as árvores com efeito de neve, as árvores totalmente brancas e as árvores de madeira.
- Também as coroas de Natal são a escolha para decorar a casa, com a sua procura a aumentar 36%, face a 2021. As pessoas procuram, para este ano, sobretudo, coroas de tamanho grande, coroas de tecido e coroas que se possam colocar nas portas.
- Natal não é Natal se não tiver luzes. Este elemento indispensável para a decoração (interior e exterior) nesta época não pára de crescer. As preferências são as luzes de exterior, as luzes vintage, as cortinas de luzes de Natal, as luzes de Natal antigas e os fios de luzes de Natal. As luzes são muitas vezes o factor crucial para criar um ambiente natalício e o aumento da sua procura mostra como há um maior empenho para viver esta época da forma mais intensa possível, apostando em luzes exteriores e interiores.