Mais de 3 milhões de portugueses têm seguro de saúde
Os mais recentes dados do estudo Basef Seguros, da Marktest, mostram que, no acumulado de 2021, mais de 3 milhões de portugueses possuíam ou beneficiavam de um seguro de saúde. Este número representa 34,3% do universo de residentes em Portugal com 15 e mais anos.
“Analisando os dados evolutivos, verifica-se que, em 16 anos, o número de beneficiários aumentou 90%”, indica o mesmo relatório, sublinhando que a posse de seguro de saúde é muito diversa, variando consoante a classe social, idade e região.
Os indivíduos pertencentes às classes sociais alta e média alta têm uma taxa de posse de seguro de saúde cerca de duas vezes superior à dos indivíduos das classes média baixa e baixa.
Por idades, os indivíduos entre os 25 e os 34 anos e entre os 35 e os 44 anos apresentam uma taxa de posse de seguro de saúde acima da média: respectivamente, 44,4% e 43,8%. À medida que a idade avança, a taxa reduz para 21,3% junto dos indivíduos com mais de 64 anos.
Já por região, o maior número de seguros de saúde diz respeito à Grande Lisboa, onde taxa de posse é de 43,5%, um valor muito acima do observado entre os residentes no Interior Norte (26,3%), por exemplo.