Mais de 2000km: Mercedes supera a 1.ª Volta Eléctrica a Portugal
A Mercedes-EQ e o Clube Escape Livre realizaram a primeira volta eléctrica a Portugal, um desafio que levou uma caravana de três EQA da Mercedes-EQ a percorrerem todo o País.
Esta iniciativa, com a chancela da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), passou por Sagres, Vila Real de Santo António, Miranda do Douro e Caminha.
O desafio consistiu também em aliar a esta viagem 100% amiga do ambiente a refeições sustentáveis e carregamentos, sempre que possível, feitos com energia sustentável.
Partindo de Lisboa, ao longo de três dias, esta caravana percorreu 2066 quilómetros. No total, foram nove paragens para carregar as baterias dos EQA, mas apenas três especificamente para recarregar energia
No total das 56h20m que durou a 1.ª Volta Eléctrica a Portugal, a caravana esteve ligada aos carregadores 17h33m, mas somente 1h43m foram gastos em paragens com o único propósito de carregar. As restantes decorreram durante as refeições e as dormidas ao longo da iniciativa de três dias.
Para cumprir os 2066 quilómetros, os três EQA percorreram estradas e auto-estradas durante 24h32m, a uma média de 83 km/h.
«Os mais de 2000 quilómetros de condução eléctrica e sustentável nos EQA da Mercedes-EQ, mostram, claramente, que o futuro é hoje e não apenas amanhã. Foi também mais uma parceira com o Clube Escape Livre, que resultou numa acção de elevado profissionalismo», afirma Holger Marquardt, CEO da Mercedes-Benz Portugal.
Olhando para as contas, cada EQA gastou 122,95 euros para cumprir os 2066 km, ou seja, uma poupança real e substantiva de 110,31 euros face, por exemplo, a um GLA diesel, que teria gasto, nas mesmas condições, cerca de 233,25 euros. Ou até uma poupança de 143,07 euros face a uma versão a gasolina.
A primeira edição da volta permitiu também poupar 749,958 Kg de CO2, o valor que três unidades de Mercedes-Benz GLA emitiriam para a atmosfera caso fizessem os 2066 km percorridos pelos EQA neste percurso.