Mais de 20 empresas alimentares portuguesas presentes na feira Gulfood no Dubai

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) e mais 26 empresas nacionais do setor alimentar estão no Dubai para participar, entre hoje e 21 de fevereiro, na feira internacional Gulfood, informou hoje associação.

De acordo com a AEP, esta é a maior feira do mundo e uma referência para países da região do Médio Oriente, do sudoeste Asiático e de todo o continente Africano.

“Além da importância da Gulfood, não podemos esquecer que o Dubai tem um papel importante como plataforma logística para outros mercados, reexportando cerca de 70% dos produtos importados para os restantes países do Golfo […] além da localização estratégica e competitiva, ainda tem fácil acesso aos mercados do Médio Oriente, Ásia e África e é o maior centro de negócios da região e um dos mercados mais atrativos do globo”, disse o presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro, em comunicado.

Segundo a AEP, na região do Golfo Arábico, em média, 55% das importações de produtos alimentares destinam-se ao retalho, sendo que o canal horeca (setores de hotelaria, restauração, cafetaria e também ‘catering’) absorve cerca de 25%, sendo que é na mesma região que se verifica a maior taxa de crescimento de consumo ‘per capita’ do mundo, oferecendo “oportunidades extraordinárias às empresas do setor”.

A associação informou também em comunicado que o valor do setor alimentar dos países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), ultrapassa os 60 mil milhões de dólares (cerca de 57,3 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual) e que estes países importam cerca de 90% das suas necessidades alimentares.

A Gulfood estima receber mais de 5.500 expositores, oriundos de 130 países e a edição deste ano conta com a visita institucional da Embaixada de Portugal nos E.A.U. e da representação da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).