Mais de 150 campanhas anti-LGBTQ: Meta ganha milhares com discurso de ódio

Um estudo da Media Matters for America dá conta de mais de 150 anúncios exibidos nas plataformas da Meta – Facebook e Instagram, entre outros – com acusações infundadas de que determinadas pessoas estarão a aliciar crianças. De acordo com a organização sem fins lucrativos, estes anúncios com discurso de ódio são dirigidos à comunidade LGBTQ e violam as políticas da Meta, mas, ainda assim, conseguem chegar a muitos utilizadores, registando mais de um milhão de impressões.

A Media Matters for America já tinha alertado para estes anúncios no mês passado e a Meta reagiu na altura, garantindo que este tipo de discurso não é aceitável. Porém, 94 dos mais de 150 anúncios mantiveram-se activos e, além disso, outros 19 foram entretanto criados.

Segundo a organização, algumas figuras políticas e organizações de direita têm vindo a difundir o mito de que a comunidade LGBTQ representa uma ameaça para os menores de idade, levando a cabo acções de “grooming” – ou seja, a construção de uma relação com uma criança ou adolescente tendo em vista a sua manipulação e abuso.

“Embora a Meta já tenha confirmado publicamente que a utilização da palavra ‘groomer’  para descrever, sem fundamento, os membros da comunidade LGBTQ viola as políticas de discurso de ódio, a empresa continua a lucrar com anúncios que contêm esta mensagem”, indica a Media Matters for America.

Considerando os pelo menos 19 anúncios criados desde o mês passado, a Meta terá ganho um mínimo de 17.100 dólares (quase 17.600 euros) só com estes novos conteúdos. Um deles diz respeito a Philip Nagel, candidato republicano ao Senado que publicou dois anúncios com este tipo de discurso:

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