Mais de 10 razões para instalar o Windows 10

Se ainda não instalou o Windows 10, pode estar a perder algumas das funcionalidades mais interessantes do mundo tecnológico. Lançado a 29 de Julho, o Windows 10 já foi instalado em mais de 75 milhões de dispositivos em 190 países, em parte devido à possibilidade de actualização gratuita que a Microsoft está a oferecer durante o primeiro ano após o lançamento. Os utilizadores de Windows 7, 8 e 8.1 que instalarem Windows 10 até dia 29 de julho de 2016, ficarão com o novo sistema operativo gratuito durante o tempo de vida do dispositivo. O sucesso é justificado também com a extensa lista de novas funcionalidades que prometem revolucionar o paradigma actual e persuadir os utilizadores a adoptar o novo sistema. O Windows 10 é o melhor Windows de sempre: é o mais rápido, mais familiar e mais seguro. Para começar, o Windows 10 é o primeiro sistema operativo da Microsoft  que corre em  todos os dispositivos, desde o computador ao smartphone e tablet, com a mesma experiência para o utilizador. Para além disso, o Continuum adapta a interface ao equipamento que está a ser utilizado, passando facilmente do rato e teclado para o modo táctil ou vice-versa.

Assistente pessoal em qualquer ecrã

Também a Cortana é uma das novidades mais aguardadas, apesar de ainda não estar disponível em português. Trata-se de uma assistente pessoal digital que conhece os hábitos e preferências do utilizador, a sua agenda e reconhece a sua localização. Com inteligência computacional preditiva, pode assim alertar o utilizador de um compromisso eminente ou do trânsito num percurso habitual. Pode também encontrar informação armazenada no computador ou executar tarefas como fazer anotações, lembretes de calendário e tocar música. Estes são apenas alguns exemplos das capacidades da Cortana, que está tanto no smartphone como no computador e tablet. A Cortana acompanha o utilizador na sua vida, permitindo-lhe ser mais produtivo.

15-Cortana1

Jogos, fotografias, música, mensagens…

Para quem ocupa o tempo livre com videojogos, o Windows 10 traz novas opções. Agora, é possível ligar a consola Xbox ao sistema operativo através da Xbox Live, fazendo o streaming do jogo para o PC. Assim, se a família pretende ver TV no ecrã da sala, o jogador pode passar o jogo desse ecrã para o PC sem interrupções. As aplicações Windows 10 são universais, podem ser compradas numa única loja, e ficam disponíveis para PC e telefone, e futuramente para todos os dispositivos. Desde o Office Mobile a aplicações para fotografias, música, mapas, mensagens e email, tudo sincronizado e sempre disponível a qualquer altura. Com o OneDrive, pode armazenar todos os documentos na cloud: Esquecer-se de documentos no computador em casa deixa de ser um problema e encontrar o álbum  da última viagem é também, agora, mais fácil, já que tudo está no mesmo lugar e a mesma aplicação corre em qualquer dispositivo.

O regresso do menu Iniciar

Com o Windows 10, regressa o botão Start (Iniciar), de que muitos utilizadores sentiram falta no Windows 8. No menu Iniciar é fácil encontrar todas as aplicações e documentos, e os mais frequentes são imediatamente apresentados, sendo que tem ainda uma barra de pesquisa que encontra qualquer conteúdo para o utilizador, seja no PC seja na internet.

O Windows 10 trouxe consigo um novo browser, sucessor do Internet Explorer, o Microsoft Edge. O Edge permite fazer anotações directamente na página em que estamos a navegar com recurso a uma caneta ou ao teclado e depois partilhá-las. Os utilizadores podem sublinhar, rabiscar ou seleccionar os conteúdos mais importantes de cada página sem ser necessário abrir um novo separador ou documento. Simplificar e personalizar são as palavras de ordem. Adicionalmente, as capacidades de busca e de segurança foram melhoradas.

8-Start1

Windows 10 é o último sistema operativo da Microsoft

Para além de ser o mais recente sistema operativo, o Windows 10 é também o último que a Microsoft apresenta aos consumidores. Não porque tenha desistido de desenvolver novos sistemas operativos mas porque as actualizações serão contínuas e dentro do próprio Windows 10, sem ser necessário instalar uma nova versão a cada par de anos.

A actualização gratuita para o Windows 10 ainda pode ser reservada até um ano após o seu lançamento, através da notificação disponível nos computadores e tablets. O upgrade para smartphones deverá ser possível até ao final deste ano. Quem quiser juntar-se aos milhões de consumidores de todo o mundo que já utilizam o Windows 10, encontrará um sistema operativo que promete ser mais familiar, produtivo, flexível e pessoal.

Saiba mais aqui

Artigos relacionados