Maioria dos utilizadores de redes sociais segue marcas
Mais de dois em cada três cibernautas portugueses com conta em redes sociais seguem marcas ou empresas. Isto corresponde a 68,5% dos utilizadores de plataformas como o Facebook e o Twitter, de acordo com os dados do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais 2015” da Marktest.
Em média, estes utilizadores seguem ou são fãs de 31 empresas, de 31 marcas e de 15 figuras públicas, para além de fazerem parte de 18 grupos de interesse. Neste campo, a marca que mais se destaca é o Continente com 8,9% dos inquiridos a afirmar seguir a empresa nas redes sociais. A Nestlé e a Nike ocupam o segundo e terceiro lugar, respectivamente, tendo sido referidas por 8,3% e 8% dos inquiridos.
O SL Benfica e a Meo fecham os primeiros cinco lugares, com 7,2% e 6,3% de menções, respectivamente. O top 10 das marcas mais seguidas, refere a Marktest, é completado pela Vodafone, Adidas, Zara, Nos e Público.
Os motivos que levam os participantes do estudo a escolher determinada marca para seguir vão desde gostar da marca, empresa ou produto (25,2%) a estar a par das novidades (23,5%).