Maioria dos retalhistas está longe de alcançar metas de sustentabilidade, revela estudo
A grande maioria dos retalhistas revela estar longe de alcançar um progresso relevante no que à sustentabilidade diz respeito, de acordo com o estudo “Sustainability In Retail Is Possible–But There’s Work To Be Done” da Boston Consulting Group (BCG), em parceria com o Congresso Mundial de Retalho.
Os resultados de inquéritos efectuados a 37 grandes empresas em todo o Mundo, incluindo grossistas, marcas de moda, de venda de artigos para casa e electrónica, com receitas anuais que variam entre mil milhões e 500 mil milhões de dólares, indicam que menos de 20% dos retalhistas está a conseguir cumprir os seus objectivos de sustentabilidade.
Ainda que haja uma compreensão generalizada das vantagens competitivas de desenvolver uma estratégia para a sustentabilidade, apenas metade acredita que as empresas vão investir “o que for preciso” para atingir os seus objectivos nos próximos cinco a dez anos.
Embora 60% das empresas acredite que os seus objectivos são ousados e diferenciados, mais de metade ainda não estabeleceu quaisquer indicadores de desempenho de sustentabilidade para medir o progresso e menos de 20% está, actualmente, em vias de reduzir as emissões em quantidade suficiente para cumprir as metas de limitação do aumento da temperatura global a 1,5 graus, estabelecidas pelo Acordo de Paris em 2015.
O relatório salienta ainda a necessidade de uma mudança transformadora nas atitudes e processos para colocar a sustentabilidade no centro da estratégia empresarial, da tomada de decisões e da criação de valor. Como tal, será necessário fazer um maior esforço para aumentar e acelerar as suas respostas para responder a questões como a das embalagens de plástico, que representam 40% da utilização global deste material.