66% dos profissionais do sector financeiro acredita na importância da comunicação corporativa
75% dos profissionais do sector financeiro a nível europeu considera que a influência dos meios de comunicação aumentou durante a crise sanitária e económica, com o jornalismo e a divulgação de notícias a ganhar maior importância. A maioria dos profissionais do sector financeiro (76%) aumentou, nesse seguimento, a actividade mediática da sua organização.
De olhos postos no futuro, 66% acredita que as estratégias de comunicação corporativa vão continuar a ser fundamentais e que os meios de comunicação social irão desempenhar um papel mais importante na comunicação com stakeholders.
Os dados fazem parte de uma análise elaborada pela Fincom Alliance, da qual a portuguesa All Comunicação é membro fundador, e que envolveu 67 profissionais de organizações, que, no seu conjunto, representam mais de 16,8 biliões euros de ativos. Foram incluídas sociedades gestoras de investimento, fintechs e seguradoras, a que se juntaram ainda prestadores de serviços financeiros e reguladores nacionais da Áustria, França, Alemanha, Itália, Portugal, Reino Unido, Espanha e Suíça.
«Embora nos últimos anos tenhamos assistido a uma mudança gradual para novos canais de comunicação, levando muitos a prever o fim dos meios de comunicação social, este inquérito mostra que os meios de comunicação tradicionais continuam de boa saúde no que diz respeito à comunicação financeira», sublinha José Aguiar, partner da All Comunicação.
A mesma análise revela também que as agências de relações públicas continuam a desempenhar um papel importante neste “novo normal”. No geral, são três as características destacadas pelos inquiridos como sendo chave para este tipo de agências:
1) Criatividade e proactividade na criação de novos conteúdos/storytelling;
2) Capacidade de transformar conteúdos empresariais em cobertura mediática;
3) Rede de contactos de qualidade na indústria.
Digitalização continua a crescer
Se, por um lado, os meios de comunicação social tradicionais mostraram o seu valor durante a pandemia (mais pessoas a ver televisão, por exemplo), por outro, nota-se também o crescimento continuado do digital. As redes sociais são exemplo disso mesmo, sendo que o LinkedIn surge em destaque: 68% dos profissionais do sector financeiro começou a usar mais esta plataforma.
Ferramentas digitais como webinars e podcasts também viram a popularidade aumentar com a imposição de restrições e confinamentos. De acordo com o estudo, 84% dos inquiridos afirma que a Covid-19 levou a aumentar a utilização dos canais digitais nas suas comunicações.