Maioria dos portugueses que compra online utiliza o smartphone

As experiências de compra estão a sofrer alterações entre os consumidores e, nos últimos três anos, os canais online registaram um crescimento entre a preferência dos consumidores, com 26% dos portugueses a fazer compras online uma vez por semana, mais 4% que no último trimestre de 2022, revela o estudo “Shopping Pulse” da Klarna.

Em Portugal, os canais online já conquistaram a preferência da Gen Z (36%) e dos Millennials (36%). Estes dois grupos têm mostrado uma preferência crescente pela experiência de compras online, impulsionada pela conveniência, variedade de produtos e facilidade de comparação de preços, com 35% dos Millennials a comprar online pelo menos uma vez por semana, mais 5% que no último trimestre do ano passado.

Além disso, também a Geração X e os Baby Boomers começam a revelar uma migração para os canais online, à medida que vão ficando mais familiarizados com os avanços tecnológicos, embora ainda demonstrem uma preferência pela loja física.

Os consumidores, de forma global, preferem duas vezes mais iniciar a sua jornada de compra em redes sociais do que em publicações impressas. De facto, o estudo da Klarna indica que 35% dos inquiridos assume já ter comprado um produto após ter visto o mesmo nas redes sociais. Um cenário ultrapassado pelos consumidores portugueses, onde 41% da amostra admite tê-lo feito.

As mulheres portuguesas (42%) e a Gen Z (48%) são os que mais se enquadram neste tipo de comportamento. Enquanto 59% dos inquiridos assume ter comprado um produto directamente na rede social em que o viu, apenas 40% dos portugueses afirma o mesmo.

Quando compram através das redes sociais, no geral, os consumidores preferem fazê-lo na página da própria marca, seguindo-se páginas de retalhistas e, por fim, directamente na página de um/a influencer digital. Os consumidores portugueses acompanham o cenário global, embora a Geração Z e o público feminino sejam os que mais compram através da página de um influenciador digital.

Quanto às plataformas onde os consumidores mais compram globalmente, o Facebook, o Instagram e o YouTube estão no pódio, com o TikTok a ganhar cada vez mais expressão. Em Portugal, o Instagram é a plataforma preferida dos consumidores (57%), com a Gen Z (75%), Millennials (68%) e mulheres (60%) a preferirem esta rede social. Homens (62%), GenXers (59%) e Baby Boomers (67%) ainda preferem comprar no Facebook. A Gen Z é a que menos compra no Facebook (21%) e a que mais compra no Tik Tok (33%).

Se, até ao trimestre passado, os consumidores ainda preferiam comprar online através do computador, o cenário hoje é um pouco diferente. A maioria dos portugueses (53%) já faz as suas compras através do seu smartphone, sendo que a percentagem de pessoas que compram online através de um computador desceu para 43%.

Neste seguimento, a experiência de compra ainda é considerada pelos portugueses mais agradável em loja física. No entanto, vemos que cada vez mais portugueses fariam todas as suas compras online, se tivessem de escolher. No segundo trimestre deste ano, 41% preferia comprar apenas online, mais 3% que no final de 2022.

Chegada a hora de pagar, os consumidores portugueses acompanham o comportamento global, dando preferência ao método Buy Now Pay Later (61%) em detrimento do cartão de crédito (20%).

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