Maioria dos portugueses que compra online acha que está a poupar dinheiro

Os consumidores portugueses são os mais sensíveis ao preço no que toca a compras online, comparativamente a outros países europeus, conclui o mais recente Barómetro e-Shopper 2023 da Geopost, grupo do qual faz parte a operadora de transporte expresso DPD.

De acordo com este relatório, 71% dos e-shoppers regulares portugueses considera que comprar online é uma forma de poupar dinheiro, contra os 65% da média europeia. Estes números reflectem o impacto da inflação na carteira dos portugueses, para quem o preço é o factor mais importante nas suas decisões de compra (76%), ou para quem procura estar sempre atento a um bom negócio (79%).

Outra forma de justificar a sensibilidade ao preço dos compradores online regulares portugueses prende-se com os principais motores para uma compra online, onde os critérios relacionados com preço são os mais expressivos: 49% admite comprar online pela existência de entregas gratuitas; 28% valoriza não haver taxas escondidas adicionadas ao preço final do produto; 22% menciona a devolução gratuita.

Uma outra tendência espelhada no estudo tem a ver com o facto da maioria dos e-shoppers utilizar websites estrangeiros para comprar online, especialmente para encontrar melhores ofertas, ainda mais que a média europeia (73% em Portugal vs. 58% na Europa). Espanha (61%), China (58%) e Reino Unido (33%) foram os países onde os portugueses mais compraram online.

Segundo os dados, moda (59%), beleza e saúde (51%) e calçado (41%) foram as categorias de produtos que os consumidores mais compraram em 2023. Por outro lado, as categorias de livros e tecnologia/electrónica foram as únicas a registar uma quebra na lista do tipo de bens mais comprados pelos portugueses online.

Já no que toca ao processo de entrega, o relatório salienta que as entregas em casa estão a perder peso para as entregas Out-of-Home (OOH), cuja utilização continua a crescer e a mostrar um desenvolvimento positivo, com 27% dos e-shoppers regulares a utilizar pelo menos um local de entrega OOH, especialmente no que se refere aos lockers. Verifica-se ainda que os utilizadores de OOH são, na sua maioria, mais jovens e compram mais categorias de produtos online que os consumidores regulares.

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