Maioria dos portugueses alterou hábitos para levar um estilo de vida mais sustentável
A Beko, empresa de electrodomésticos e soluções inteligentes para o lar, levou a cabo um estudo sobre os hábitos sustentáveis na cozinha em Portugal, revelando que a maioria dos portugueses mudou hábitos para levar um estilo de vida mais sustentável.
De acordo com os dados, mais de 80% dos entrevistados afirma separar resíduos, caindo esta percentagem para 62% apenas quando se trata da separação de resíduos orgânicos. Além disso, 42% dos inquiridos diz ter o hábito de poupar água e 23% o de poupar energia.
Outra das temáticas abordadas no estudo é a relação dos portugueses com os electrodomésticos, sendo que os entrevistados elegem o frigorífico e a máquina de lavar como os equipamentos mais importantes, com 67% e 20% das respostas, respectivamente. Por outro lado, o forno e o frigorífico, são os eletcrodomésticos com os quais mais se preocupam no que diz respeito ao consumo energético, com 34% e 24% das respostas, respectivamente.
Com a subida de preços da energia, mais de metade dos inquiridos (55%) revela ter alterado os seus hábitos de utilização dos electrodomésticos. Menos uso de alguns electrodomésticos (31%), selecção de electrodomésticos A++ (21%), correcta utilização dos electrodomésticos (17%) e poupança de energia e recursos (17%) foram as principais práticas adoptadas.
«Uma vida saudável só é possível num planeta saudável. A situação ambiental do nosso planeta é a cada dia mais preocupante, mas um Mundo mais sustentável é possível se todos os dias agirmos com as medidas necessárias. A missão da nossa marca é capacitar as novas gerações para que possam viver de forma mais saudável», afirma, em comunicado, Manuel Royo, director de Marketing da Beko Ibéria.