Maioria dos portugueses acha que a publicidade deve ser mais diversa e inclusiva

Cerca de três quartos (76%) dos consumidores portugueses consideram que as marcas devem representar as diferentes comunidades na sua publicidade. A conclusão é do estudo “O Novo Poder das Comunidades”, desenvolvido pelo Havas Group.

Os dados revelam que apenas 34% acha que os anúncios publicitários são o meio que melhor representa uma audiência diversa, sendo necessária uma maior diversidade nos anúncios em Portugal. Somente a Netflix representa melhor uma audiência diversa do que os anúncios publicitários, segundo os consumidores (45%).

Além disso, 81% dos consumidores reconhece ainda que as comunidades contribuem para uma sociedade mais funcional e mais saudável e uma maioria defende que cabe às marcas e às empresas integrarem estas comunidades. Segundo 75% dos inquiridos, as marcas globais devem considerar as diferenças culturais de todas as comunidades para não gerar qualquer tipo de ofensas, e é também dever das grandes empresas apoiar pequenas empresas de comunidades marginalizadas (64% dos consumidores).

Porém, a representatividade que os consumidores consideram necessária não deve resultar em distanciamento e diferenças de acesso a bens e serviços entre as pessoas: apenas 44% defende que as marcas devem criar produtos e serviços adaptados a necessidades específicas das comunidades e 77% prefere comprar marcas que não são dirigidas a nenhuma comunidade em especial.

A importância da diversidade estende-se aos próprios quadros das empresas, com 64% a ver como necessária a existência de um especialista em diversidade e inclusão nos comités de liderança e 68% a afirmar que as empresas precisam de um comité de liderança diverso.

«A consciência dos consumidores para a importância da representatividade tem vindo a crescer e cabe, por isso, às empresas defenderem a diversidade sem criar distanciamento. A comunicação é actualmente um dos meios que pode ajudar nesta representatividade. Os formatos e os conteúdos vão ser cada vez mais adaptados de forma a incluir a realidade de todos e não apenas das maiorias», afirma, em comunicado, Ana Roma Torres, managing and Creative partner da HSE, agência de brand engagement do Havas Media Group.

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