Maioria dos adultos não confia na publicidade em redes sociais

Menos de metade dos adultos inquiridos no âmbito de um estudo global da YouGov considera a publicidade em redes sociais “algo” ou “muito” de confiança. Isto significa que, no sentido inverso, a maioria dos adultos olha com desconfiança para os anúncios com que se cruzam em plataformas como Facebook ou Instagram.

A Índia é, entre os 17 países analisados, aquele que regista a maior percentagem de pessoas que confia “algo” ou “muito”, atingindo os 48%. Seguem-se Emirados Árabes Unidos (45%), México (39%), Indonésia (38%) e Polónia (38%).

No sentido inverso, o Reino Unido é o país onde menos pessoas confiam na publicidade partilhada nas redes sociais: apenas 10% dos inquiridos confia “algo” ou “muito”. Suécia (11%), Dinamarca (14%), Alemanha (17%) e França (17%) surgem logo depois.

“Isto representa um desafio para as marcas porque baixos níveis de confiança podem limitar o engagement dos consumidores com novos formatos”, indica o World Advertising Research Center (WARC). Em causa fica, por exemplo, a expansão do chamado social commerce, ou seja, da compra e venda de artigos através das redes sociais.

O WARC sublinha ainda que, a par desta desconfiança, a fraca experiência de compra que estas plataformas disponibilizam actualmente é outro entrave ao potencial crescimento do social commerce.

Por outro lado, em comparação com outros tipos de media, as redes sociais destacam-se noutro critério: embora surjam em segundo lugar no top da confiança, apresentam a melhor pontuação em termos de relevância.

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