Investimento publicitário no mobile em espiral ascendente

O investimento publicitário em mobile irá aumentar para os 91 mil milhões de euros (100 mil milhões de dólares) no próximo ano, prevê a eMarketer no relatório de Março. O crescimento irá atingir os 182 mil milhões de euros (200 mil milhões de dólares) até 2019, correspondendo a mais do que um quarto do investimento total, a nível mundial.

Para o ano 2018, a eMarketer prevê que as empresas dos Estados Unidos da América, seguida da China, irão gastar a maioria do seu investimento publicitário em mobile. O investimento expectável para 2016 é de 36,6 mil milhões de euros (40,2 mil milhões de dólares) e 20,1 milhões de euros (22,1 mil milhões de dólares), respectivamente nesses países. A China verificou um crescimento para 6,8 mil milhões de euros (7,5 mil milhões de dólares) no ano passado e prevê a sua continuidade para os 13 mil milhões de euros (14 mil milhões de dólares) este ano. Um crescimento que se deve ao aumento dos número de utilizadores de mobile que poderá chegar aos 2 mil milhões, em 2016.

No ranking, a seguir à China, os países que, no ano 2018, deverão ter um maior investimento publicitário em mobile são o Reino Unido com 10,1 milhões de euros (11,1 mil milhões de dólares), o Japão com 7,1 milhões de euros (7,8 mil milhões de dólares) e a Alemanha com 4,7 milhões de euros (5,2 mil milhões de dólares).

Este actual top cinco irá permanecer nos mesmos lugares em 2018, mas outros países como o Canadá e a Austrália irão ultrapassar a Coreia do Sul, estando junto do top. Por outro lado, o Brasil subirá 3 lugares no ranking, colocando-se em nono com um gasto previsto de 2,4 mil milhões de euros (2,7 mil milhões de dólares). Estas mudanças no ranking advêm do aumento do número de utilizadores de mobile, tal como do aumento do tempo gasto com o mesmo.

O relatório destaca, ainda, que só, a partir do ano de 2017, o investimento em mobile será o dobro da internet para computadores, no que se refere ao investimento digital.

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