Magnata dos media Rupert Murdoch falha tentativa de alterar fundo familiar e passar poder ao filho mais velho

Os três filhos adultos de Rupert Murdoch manterão o controlo sobre o império mediático do pai após a sua morte, decidiu um tribunal do Nevada, nos Estados Unidos, depois de Murdoch ter lançado uma campanha para lhes retirar o poder e dá-lo todo ao filho mais velho.

O The New York Times noticiou a derrota de Murdoch, citando uma decisão judicial selada que foi apresentada no sábado. A batalha familiar decorreu à margem da opinião pública, apesar das tentativas dos meios de comunicação social para terem acesso ao julgamento.

Murdoch levou três dos filhos adultos, James, Elisabeth e Prudence, a tribunal, tentando retirar-lhes completamente o poder de voto no trust que Murdoch criou. A atual estrutura do fundo dá aos quatro filhos adultos igual poder de voto sobre o império de Murdoch, que inclui a Fox News e a News Corp, mas Murdoch queria dar a Lachlan, o mais velho e mais parecido com ele, o controlo total sobre as empresas de comunicação social. A alteração teria afetado apenas o poder de voto dos irmãos e não a sua herança financeira.

Depois de analisar o caso, o comissário do Nevada, Edmund Gorman, concluiu que Rupert e Lachlan Murdoch tinham agido de “má fé” nas suas tentativas de alterar os termos de um fundo irrevogável que divide o controlo da empresa entre os quatro filhos mais velhos de Murdoch.

Numa declaração, James, Elisabeth e Prudence disseram ao Times: “Congratulamo-nos com a decisão do Comissário Gorman e esperamos poder ultrapassar este litígio para nos concentrarmos no reforço e na reconstrução das relações entre todos os membros da família”.

Murdoch trabalhou com uma equipa de advogados de renome para o caso. Streisand esteve envolvida em disputas de património de várias celebridades, incluindo Michael Jackson e Britney Spears. O antigo Procurador-Geral William Barr também ajudou Murdoch nas suas tentativas de reescrever o fundo.

Se a decisão se mantiver, é provável que tenha um grande impacto no futuro do império mediático de direita, que inclui a Fox News, o Wall Street Journal, o Times e o Sun no Reino Unido e o Australian.

Murdoch, 93 anos, está mais alinhado politicamente com Lachlan, o seu herdeiro aparente. James, Elisabeth e Prudence são considerados menos conservadores e James, em particular, criticou publicamente a negação do clima nos meios de comunicação social e acusou os meios de comunicação social norte-americanos de “propagarem mentiras” que desencadearam “forças insidiosas e incontroláveis” após a insurreição de 6 de janeiro.

James demitiu-se do seu cargo de executivo sénior na News Corp em 2020. Nesse mesmo ano, ele e a sua mulher doaram 600 000 dólares à campanha presidencial de Joe Biden.

Enquanto isso, Lachlan, que assumiu a presidência da News Corp em 2023, expressou em particular opiniões políticas semelhantes às de seu pai e se apegou ao crescimento nas classificações e vendas que o império da mídia tem visto desde a ascensão de Trump em 2015, de acordo com vários relatórios.