Mafra paga aos consumidores até 5 cêntimos por cada garrafa reciclada
Garrafas de plástico PET e latas de alumínio podem ser o novo tesouro dos consumidores de Mafra. A Câmara Municipal de Mafra está a desenvolver um projecto de reciclagem que envolve a recompensa monetária pela embalagens de bebida depositadas numa das 12 máquinas disponibilizadas para o efeito.
Por cada embalagem inferior a 50 centilitros, serão atribuídos dois cêntimos, ao passo que embalagens superiores a 50 centilitros e até três litros já valem cinco cêntimos. As máquinas onde as garrafas e latas devem ser depositadas encontram-se em seis escolas do município de Mafra e em seis supermercados Lidl, Minipreço e Pingo Doce.
Neste momento, o sistema de incentivo à reciclagem encontra-se em fase de teste, sendo que o objectivo é aumentar o conhecimento sobre o mesmo e preparar os cidadãos para a implementação do sistema de depósito, que passará a ser obrigatório a partir de Janeiro.
Sob o mote “Mafra Reciclar a Valer +”, a iniciativa resulta de um consórcio liderado pela autarquia mas que conta também com a participação de várias entidades, nomeadamente a Novo Verde, Electrão, Tratolixo, Instituto Superior Técnico e 3drivers.