Madeira terá complexo turístico que reaproveita as folhas das bananeiras
O Banana Glamping, um novo conceito de turismo sustentável na Madeira, que pretende reaproveitar o desperdício das bananeiras, foi o grande vencedor do concurso de ideias Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition, promovido pelo Fórum Turismo e o Super Bock Group, com o apoio institucional do Turismo de Portugal.
O projecto, que foi criado por três jovens com formação nas áreas do Turismo, Marketing e Engenharia Mecânica, visa construir um glamping (espaço de campismo de luxo) com materiais provenientes da transformação das folhas de bananeira da Madeira. A ideia é que o desperdício da planta sirva para construir as próprias estruturas de glamping. «Além de incentivar à fruição de um turismo mais sustentável, o Banana Glamping possibilita a preservação do património da Madeira e apoia a comunidade local, pela necessidade de criar parcerias com os produtores e por permitir gerar experiências autênticas no destino à volta da cultura da banana», sublinha a organização do concurso.
Argumentos suficientes para que o Banana Glamping tenha sido coroado vencedor da edição deste ano do Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition, entre uma lista inicial de 740 candidatos. Além de um prémio pecuniário no valor de cinco mil euros, os vencedores poderão agora dar continuidade ao seu projecto em colaboração com o Turismo da Madeira.
O concurso Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition visa contribuir para tornar Portugal um destino turístico mais sustentável, através do Turismo de Natureza. Além da viabilidade económica, os critérios em análise no concurso incluíam o apoio às comunidades locais, o respeito pela cultura e a preservação do património natural e edificado e a mitigação dos impactos negativos no meio ambiente.
Em breve, o Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition lançará uma nova competição dedicada à sustentabilidade no canal Horeca, outro dos sectores que também está a ser particularmente afectado pela pandemia.