Madeira Ocean & Trails: Madeira promove aventuras em terra e no mar
A marca Madeira Ocean & Trails (MOT), até agora associada aos trilhos e actividades de montanha no arquipélago da Madeira, foi alvo de um rebranding para passar a incluir a promoção das actividades náuticas no destino insular. “Way too beautiful” é a nova assinatura da marca, que visa promover o turismo de aventura na região como um todo.
O conceito MOT foi criado em 2017 para promover as principais actividades de montanha na Madeira e Porto Santo. Porém, nos últimos anos o destino tem registado um crescimento da procura por actividades náuticas, o que motivou o relançamento da marca, que passa a designar-se Madeira Ocean & Trails. O objectivo é o de «criar uma marca completa de turismo activo que represente o que de melhor o destino tem para oferecer, englobando duas linhas de produto: montanha e mar», explica Eduardo Jesus, presidente da Associação de Promoção da Madeira e secretário regional de Turismo e Cultura.
A linha MOT Trails mantém-se, assim, como a principal plataforma de comunicação das actividades de montanha com maior notoriedade e procura por parte dos visitantes da Madeira, tais como o trail running, passeios a pé, BTT, canyoning, birdwatching e escalada. Já a linha MOT Ocean passa a comunicar as actividades náuticas e os seus principais spots, com destaque para o surf, mergulho, observação de cetáceos, natação em águas abertas, canoagem, entre outras.
Além disso, a marca promove os principais eventos de montanha e mar que decorrem na região, destacando-se o MIUT – Madeira Island Ultra-Trail (trail running), o Trans Madeira (BTT) e o Madeira Island Ultra Swim (MIUS), que integra o circuito mundial de natação Oceanman.
Em termos de estratégia de comunicação, e numa óptica de reforçar o posicionamento da marca, a Associação de Promoção da Madeira tem vindo a estabelecer parcerias com atletas madeirenses para criar e divulgar conteúdos autênticos destas actividades, tais como Luís Fernandes (trail), Emanuel Pombo (BTT) e Mayra Santos (natação em águas abertas).
Com o apoio destes embaixadores, a marca Madeira Ocean & Trails vai continuar a confirmar e consolidar o potencial que o destino apresenta no segmento outdoor. «A Madeira reúne um conjunto de atributos que permite a quem nos visita viver uma experiência única, 365 dias por ano, onde a oferta e as experiências são diversificadas e acessíveis a todos os visitantes. A marca Madeira Ocean & Trails foi criada para responder a este registo, procurando promover todas as valências que a Madeira apresenta como um destino activo e de aventura, que pretende cada vez mais afirmar-se a nível internacional», conclui Eduardo Jesus.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Maio (n.º 310) da Marketeer.