Madeira estreia nova imagem (e assinatura) para seduzir turistas
“Madeira. Tão tua” é a assinatura que acompanha a nova identidade gráfica da Região Autónoma da Madeira, que pretende desta forma reforçar o sentimento de “pertença” junto de todos os que a visitam.
De acordo com a Associação de Promoção da Madeira (APM), entidade responsável pelo projecto, a nova identidade resulta «de um estudo profundo, que visou a identificação dos maiores atributos do território», sendo que «a conclusão foi clara: a Madeira é um lugar de pertença, um lugar onde todos sentem que fazem parte».
A nova imagem é assinada pela agência criativa BAR Ogilvy e estará presente em todos os materiais de comunicação da Região Autónoma da Madeira, dentro e fora de fronteiras. A estratégia da marca conta ainda com a colaboração da Bloom Consulting, agência especializada em marketing territorial.
Segundo a APM, o objectivo passou por criar uma identidade visual mais moderna, mas ao mesmo tempo «simples, vibrante e divertida». O logótipo é composto a partir da desconstrução do círculo – símbolo associado à ideia de inclusão e ao espírito madeirense. «Graficamente, o círculo representa a ideia de união e perfeição, mas também diversidade», explica a associação de promoção turística da região.
«Este sentimento de pertença é a razão porque a marca existe. É muito mais do que os benefícios ou as características unificadoras de uma região. O propósito da marca é um norte, capaz de unificar as nossas gentes e quem nos visita em torno de uma percepção comum e daquilo que nos propomos ser e fazer», frisa em nota de imprensa Nuno Vale, director executivo da APM.