Madeira aponta à classificação como destino turístico sustentável

A Madeira deu início ao processo de certificação para se tornar um destino turístico sustentável, tendo como objectivo reforçar o desenvolvimento integrado do destino de forma sustentável, nas vertentes ambiental, económica, social e cultural. Para tal,  contará com a participação de toda a comunidade local, segundo revela em comunicado.

Esta iniciativa começou já no ano passado, sob a alçada da Direcção Regional de Turismo, com a criação da DMO (Destination Management Organization) – entidade responsável pela planificação, coordenação e supervisão do processo de certificação da Madeira como Destino Turístico Sustentável. Agora, arranca uma nova fase com a realização de um workshop destinado aos representantes dos vários Grupos de Trabalho (Grupo Interno e Trabalho e Green Teams) e Conselho Consultivo da DMO.

Os Grupos de Trabalho integram representantes dos organismos do Governo Regional da Madeira e de entidades representativas dos interesses regionais, entidades associativas representativas da sociedade civil, empresas e comunidade local, enquanto o Conselho Consultivo é presidido pelo secretário regional de Turismo e Cultura e composto por entidades públicas, associativas ou privadas, representativas dos interesses directamente relacionados com a temática da sustentabilidade.

Depois deste workshop, os próximos passos envolvem a definição da “Política de Sustentabilidade” do destino, assim como a realização de um benchmarking que inclui a recolha de vários KPI’s (Key Performance Indicators) qualitativos e quantitativos, um plano de avaliação de riscos e um plano de acção para a sustentabilidade.

Artigos relacionados