Made in China: é o que diz na etiqueta de mais de 70% dos produtos vendidos na Amazon
A Amazon é vista como o emblema do sucesso americano no comércio eletrónico. Contudo o que muitos não sabem é que grande parte do negócio assenta em produtos chineses que, no fundo, são a “espinha dorsal” da plataforma.
A AltIndex.com apresentou dados que dão conta que mais de 70% de todos os produtos vendidos na Amazon são fabricados na China.
A gigante americana do comércio eletrónico global depende em larga escala de vendedores terceiros, muitos dos quais estão sediados na China. Estes profissionais podem oferecer artigos a preços mais baixos devido a custos de fabrico reduzidos, o que é especialmente atrativo.
Um inquérito realizado pela Jungle Scout e publicado pelo ECDB dá conta da importância da sua quota nas vendas da Amazon.
As estatísticas mostram que 71% dos produtos que os grossistas e retalhistas vendem na Amazon são produzidos pelos chineses, ou seja, 2,4 vezes mais do que nos Estados Unidos, o que ilustra a importância da China para o negócio da Amazon.
Os produtos norte-americanos têm uma quota muito menor e representam 30% de todos os bens vendidos enquanto a Índia ocupa o terceiro lugar, com uma quota de 14%.
Os dados do ECDB mostram que cerca de 6% dos produtos que vendem na Amazon provêm da Alemanha, enquanto México, Japão e Vietname se seguem com uma quota de 5% cada.
Embora possa ser irónico que os vendedores chineses se tenham tornado a espinha dorsal dos serviços da Amazon, o segundo maior fluxo de receitas do gigante do comércio eletrónico, a Amazon está a arrecadar dezenas de milhares de milhões de dólares com a venda dos seus produtos e artigos. A sua quota de receitas aumentou significativamente nos últimos cinco anos.